Gazeta Mercantil premia as melhores instituições
A Gazeta Mercantil premiou na noite de ontem as 15 instituições de maior destaque no setor financeiro. O evento aconteceu no restaurante Leopolldo Faria Lima, com a presença dos mais importantes empresários e executivos do setor. Durante a cerimônia, foi lançada a revista “Balanço Financeiro 2008”, com o ranking de 432 companhias, entre bancos, seguradoras, previdência, capitalização, leasing, corretoras, distribuidoras e financeiras.
O Bradesco foi a instituição que recebeu o maior número de premiações individuais, nas categorias banco de varejo, leasing e previdência. Foram premiados também o BicBanco, o UBS Pactual, o Banco Bonsucesso e o Banco Volvo. Outras empresas que receberam o prêmio Balanço Financeiro 2008 foram a Cruzeiro do Sul Corretora, Itaú DTVM, BV Financeira e Santander Capitalização. Na área de seguros, foram premiadas a Caixa Seguradora, a HSBC Seguros, a Unimed Seguros Saúde e a Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais.
O ranking das instituições, base para a seleção dos premiados, foi elaborado em uma parceria com a agência de classificação de risco Austin Rating. A revista, que está disponível nas bancas nesta semana e que também será entregue aos assinantes, traz a relação completa de cada segmento financeiro analisado, com todos os indicadores fundamentalistas e de rentabilidade das empresas.Entre as corretoras do País, por exemplo, o destaque ficou com a Itaú DTVM ao conquistar 700 pontos no desempenho geral do setor. O patrimônio líquido da companhia aumentou 59,4% de 2006 para 2007, o que lhe rendeu 52 pontos. O próprio patrimônio do ano de 2007 representou outros 67 pontos, mais 64 vieram do índice de eficiência. E assim por diante, até chegar aos 700 pontos. A UBS Pactual DTVM, num outro exemplo, ficou na segunda colocação entre as distribuidoras, com 694 pontos no total.
A reportagem de capa da revista mostra a corrida dos bancos brasileiros para a abertura de novas agências, de olho nos recursos do cidadão. Juntas, oito instituições planejam abrir 406 unidades neste ano. No final de 2007, os bancos registravam 18.308 agências, com um total de mais de 147 mil dependências.