Notícias | 25 de junho de 2024 | Fonte: CQCS l Bárbara Maria

Gaúchos contabilizam prejuízos das enchentes, mais de R$1 bilhão já foi solicitado em indenizações de seguro

Foto reprodução Gazeta do Povo

Neste domingo (23), uma reportagem do Fantástico mostrou que os gaúchos ainda estão contabilizando os prejuízos das enchentes, mas uma força-tarefa tem conseguido reduzir as perdas de muitos motoristas. Em todo o estado, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), mais de R$1 bilhão já foi solicitado em indenizações de seguro, mas o valor ainda deve aumentar. Os cálculos do mercado indicam que 200 mil veículos foram danificados pelas enchentes que começaram em maio.

Segundo a reportagem, só em um depósito de 300 mil metros quadrados, 6 mil carros estão parados sem funcionar. Em um único dia, o número de veículos trazidos foi quase dez vezes maior do que o registrado em um dia normal de operação. Os carros recolhidos pelas seguradoras ficam em estacionamentos aguardando para serem levados para esses depósitos. De lá, eles podem ser direcionados para leilão ou para desmonte.

De acordo com a CNseg, no Brasil mais de 95% dos seguros de carro têm proteção contra enchentes e alagamentos. “As seguradoras têm dispensado a solicitação de documentos, de comprovações, tem tido todo um processo de agilização desses pagamentos”, explica Dyogo Oliveira.

A matéria também mostrou o caso do motorista de aplicativo Lauro de Santos Cardoso, que espera que o carro dele seja recolhido para um depósito. Entretanto, ele pagava uma mensalidade para um fundo administrado por uma associação de proteção veicular. Lauro conta que primeiro registrou a ocorrência conforme as orientações da associação, mas teve o pedido negado. O contrato não tinha cláusula cobrindo eventos extremos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN