Com o objetivo de fazer detalhado raio X do Seguro Garantia, que se mantém como um dos ramos mais promissores do nosso mercado de seguros, o SeguroGarantia.net dá início a uma série de reportagens sobre o tema. A intenção é trazer a visão do corretor para as diferentes modalidades que podem ser contratadas e servem como base de sustentação para grandes obras e eventos.
Nesse contexto, a Garantia de Adiantamento de Pagamentos (Advance Payment Bond) é destinada a cobrir a inadimplência do tomador, em relação às antecipações de pagamentos concedidos, que não tenham sido liquidados na forma estabelecida no contrato.
De acordo com gerente de Riscos Financeiros e Licitações da Bergus Corretora, Marcelo Loch, a contratação tem início com o cadastramento da empresa (tomador) junto a uma seguradora de garantia, sem custo algum.
Quanto à aplicação da modalidade, o executivo aponta que é viável para todos os tipos de obras, porém muito mais comum em contratos privados. Ele aproveita para exemplificar como ocorre, na prática, a operação.
“A empresa X tem contrato de fornecimento de painéis elétricos para a empresa Y, visando a construção de uma hidrelétrica. Neste contrato, a empresa Y deve efetuar o adiantamento de pagamento correspondente até 60% do valor total dos painéis, mediante a apresentação de uma apólice de seguros, cuja vigência deverá ser o prazo contratual”, reforça Marcelo.
Ele esclarece que a Garantia de Adiantamento de Pagamento deve estar explícita, seja em contrato ou pedido de compra. “O porcentual não pode ser superior a 60% do custo global do contrato e vale destacar que o produto não compromete linhas de crédito do cliente, uma vez que ele não precisará recorrer a instituições bancárias”, explica.
Descontos e poder de barganha
Entre outras vantagens, o executivo ressalta que o Adiantamento de Pagamento preserva o fluxo de caixa, permitindo a compra à vista de matérias-primas, o que gera descontos e poder de barganha com fornecedores, “considerando que a garantia ampara estas atividades junto ao cliente final”.
Quanto à atuação da Bergus Corretora, Marcelo sustenta que nem sempre é tarefa fácil convencer os clientes, pois é preciso que eles entendam em profundidade os benefícios do produto, quando não se trata de exigência contratual. “Esbarramos ainda muito na fiança bancária, que ainda é muito utilizada pelo setor privado que tem pouco conhecimento da ferramenta do seguro”.
Em todo caso, o gerente da Bergus sustenta que a Garantia de Adiantamento de Pagamento está em ascensão no mercado, em virtude do aumento em contratos privados para obras. “Toda a cadeia de fornecimento da construção civil, por exemplo, está passível de utilização do seguro, desde que devidamente solicitado”.
Nesse contexto, Marcelo chama a atenção para a evolução do segmento, desde a era do monopólio do mercado de resseguro, quando existiam regras a serem seguidas, tanto em taxação, limite e porcentuais de garantias.
“Hoje o setor está muito mais flexível, ágil e extremamente competitivo. Basta termos o cadastro de um único tomador para obtermos taxas e limites distintos por seguradora. O que quero dizer é que não se trata mais de um modelo único e tudo depende do ‘apetite” de cada companhia na operação”, finaliza.