Notícias | 8 de março de 2024 | Fonte: Lojacorr

Futuro do mercado de seguros: 5 dicas para colocar em prática

Todo corretor de seguros atento está se perguntando como se preparar para o futuro do mercado de seguros. Frases muito conhecidas, como “o futuro já está aqui” ou “o futuro é agora”, servem para expressar a urgência de atualização e adaptação do setor. Mas podem paralisar os profissionais que sentem que já ficaram para trás. 

A verdade é que nunca é tarde para começar a olhar para o futuro do mercado de seguros e como evoluir sua corretora de seguros e continuar crescendo. O mercado é bastante amplo e tem espaço para todos. Quer ver?

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) divulgou dados que indicam que cerca de 90% da população brasileira não tem nenhum tipo de seguro

Mesmo assim, o mercado de seguros só cresce a cada ano e as previsões são ótimas para a prosperidade. Em 2023, por exemplo, o mercado cresceu cerca de 10% e espera crescimento de 11% para 2024. Nada mal, não é mesmo?

Então, não se preocupe. O futuro do mercado de seguros está cheio de oportunidades para quem quer realmente crescer e aumentar seus resultados. Por isso, selecionamos 5 dicas para você colocar em prática ainda hoje. Vamos lá?

1. Técnicas de vendas para corretores de seguros

A primeira dica, então, para crescer no futuro do mercado de seguros é conhecer e trabalhar com algumas técnicas de vendas que vão fazer a diferença desde a captação de clientes até o fechamento dos negócios. 

Você já ouviu falar em cross-sell? Chamada de venda cruzada, é uma técnica de venda que consiste em oferecer produtos adicionais ou complementares. Por exemplo, ao consultar sua carteira de clientes, você percebe que um cliente comprou um seguro residencial. Será que essa não é uma boa oportunidade de pensar em como vender seguro de carros? Assim, ocorreria a venda cruzada. 

Contudo, é importante ficar atento. Porque a venda cruzada não se concretiza sozinha ou sem uma boa estratégia. Para ter sucesso, você deve conhecer muito bem o cliente e identificar a relação existente entre os produtos ofertados. Desse modo, os benefícios dessa compra ficam mais evidentes. 

Se a oferta de dois produtos simultâneos não fizer sentido para o cliente, ele poderá considerar a prática invasiva. Do contrário, entender as necessidades do cliente e sugerir um complemento conquista a confiança dele.

Então, é fundamental: 

  • Saber avaliar produtos e serviços que se complementam. Para isso, é fundamental conhecer bem aquele produto ou serviço, participando dos treinamentos disponibilizados e acompanhando as novidades do mercado.
  • Conhecer as necessidades de cada cliente. Para isso, cultive um bom relacionamento com seu cliente e faça uma boa investigação no início do contato, para entender qual a real necessidade daquele cliente.

Tudo isso te leva a entender a jornada do cliente para oferecer a venda cruzada no momento certo.

O up-sell, que não tem muita tradução em português, mas que pode ser traduzido como “venda a mais” ou “venda acima”, é uma segunda estratégia de crescimento de vendas. Porém, está um passo além da venda cruzada. Na prática, consiste no incentivo para aquisição de um produto mais sofisticado, se comparado à escolha original do cliente. 

Quando você é procurado por um cliente que quer adquirir o seguro residencial, por exemplo, com a expectativa de apenas proteger a casa de incêndio, ao oferecer coberturas extras ou assistências que podem ser adicionadas à apólice você fez um tipo de negociação up-sell, vendendo um produto mais complexo. 

Por isso, foque em:

  • Conquistar a confiança do cliente durante a construção do relacionamento;
  • Identificar as necessidades dele;
  • Orientar e indicar o produto ou serviço mais adequado.

Todos os processos que envolvem um negócio, começando na captação de potenciais clientes até a conversão final, chamamos de funil de vendas. Ele representa a trajetória do consumidor desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

2. Cresça com colaboração

O futuro do mercado de seguros está ligado a tendências mundiais de comportamento. Afinal, não é possível isolar o segmento totalmente de tudo que movimenta a economia nacional e mundial. E a colaboração é um valor muito forte que já está presente nas organizações.

A colaboração pressupõe o entendimento de que há espaço para todos no mercado. E que o que é visto como concorrência pode se tornar um bom aliado. Vários setores da sociedade já entendem esse preceito. E o mercado segurador caminha na mesma direção.

Exemplo disso é a Lojacorr, rede de corretoras de seguros, que carrega a colaboração no seu modelo de negócio e entre seus principais valores. E, a partir disso, oferece soluções baseadas nesse princípio. 

Como é o caso da Comunidade Lojacorr, um fórum exclusivo para corretores parceiros e principal canal de comunicação tanto institucional quanto de compartilhamentos entre corretores, seguradoras, especialistas e profissionais de seguros. 

Em uma plataforma exclusiva e interativa em um espaço seguro que proporciona conexão, a Comunidade Lojacorr estabelece parcerias estratégicas e explora oportunidades de crescimento. 

Assim, o futuro do mercado de seguros é repleto de contatos, cursos, mentorias personalizadas, recursos exclusivos e ferramentas tecnológicas de ponta, como a Lara, inteligência artificial exclusiva para parceiros Lojacorr, mas com orientação de respostas voltada para o mercado segurador. 

3. Mantenha-se atualizado

Atualização constante é um dever do corretor que está preocupado com o futuro do mercado de seguros. Mas isso é fundamental para o profissional de seguros em qualquer época ou momento. 

É só com atualização que o corretor conhece melhor os produtos, entende as tendências e consegue ir além para inovar na busca por novos clientes. A atualização é obrigatória para quem quer ter melhores resultados, certo?

Mas, se você tem dúvidas de como se manter informado e atualizado em meio a tantas notícias e possibilidades, nossa sugestão é que você acesse o portal de notícias Corretora do Futuro

Lá, você encontra tudo que precisa saber sobre o mercado de seguros, além de uma editoria completa voltada para treinamentos e cursos. Então, aproveite as publicações para planejar o seu futuro no mercado de seguros! É só clicar e começar agora! 

4. Faça o gerenciamento das finanças da sua corretora de seguros

Você já deve ter ouvido que talento não é tudo que mantém um negócio funcionando de forma saudável, certo? Isso porque a sua habilidade em vender ou seu conhecimento em produtos de seguros não vão manter sua corretora funcionando e, mais ainda, crescendo sem uma administração adequada.

E essa administração precisa começar pelas finanças da sua corretora de seguros. Quem pensa sobre o futuro do mercado de seguros precisa pensar no planejamento financeiro do seu negócio. 

Então:

  • Defina metas financeiras; 
  • Estabeleça uma política de comissionamento;
  • Tenha controle da sua realidade financeira;
  • Use seu fluxo de caixa para ter previsibilidade;
  • Separe pessoa física da pessoa jurídica;
  • E gerencia seus recursos com sabedoria.

Qualquer mal-entendido financeiro pode ser decisivo para o futuro da sua corretora no mercado de seguros. 

Quer mais dicas de administração de corretora de seguros? Você já ouviu falar no Broker One? É a plataforma da Lojacorr que unifica o acompanhamento e controle de toda a sua carteira de clientes. É um sistema de gerenciamento próprio

  • O que você encontra no Broker One:
  • Gestão da carteira de segurados;
  • Acompanhamento de todo o ciclo da apólice;
  • Mapa de produção completo;
  • Mapa de renovação;
  • Extrato de comissões;
  • Entre outros benefícios.

Use a tecnologia a seu favor! E garanta modernidade, eficiência e praticidade no seu futuro no mercado de seguros.

5. Tenha uma boa rede de contatos

Por fim, nossa última dica para você sobre o futuro do mercado de seguros é: sustente bons e sólidos relacionamentos com parceiros, sejam outros corretores ou profissionais de outras empresas de seguros. 

Essa dica tem tudo a ver com o crescimento em colaboração que já mencionamos anteriormente. O seu networking vai te ajudar a chegar mais longe e alcançar resultados que você não esperava. 

Por exemplo, você sabia que existe uma modalidade de venda de seguros chamada Negócios Compartilhados? Neste modelo, as corretoras chamadas de especialistas fazem negócios com corretoras parceiras de seguros mais específicos. 

Assim, todo mundo sai ganhando: comissão, ampliação do mix de carteira e mais visibilidade e autoridade. Tudo isso gera mais clientes e você garante o seu futuro no mercado de seguros.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com algum amigo ou profissional de seguros que pode aproveitar e também colocar em prática ações para crescer no futuro do mercado de seguros!

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN