Notícias | 25 de agosto de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Funenseg vai exportar modelo de ensino

A Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg) deve tornar-se, em breve, membro efetivo da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), passando a ser a única instituição de ensino nessa condição. Essa foi uma das conseqüências diretas da participação do diretor executivo da entidade, Claudio Contador, na Conferência da Fides e do ACLI (Conselho Americano de Seguradoras de Vida), realizada no final de julho, em Miami, Florida (EUA).
Esse encontro contou com a participação de 45 profissionais, representando 11 países: Brasil, EUA, Argentina, Peru, México, Colômbia, Honduras, Chile, Panamá, Guatemala e Bolívia.
Claudio Contador aproveitou a ocasião para, além de alinhavar a entrada da Funenseg na Fides, iniciar contatos visando novas parcerias que ajudem na expansão da Fundação em outros mercados.
Nesse sentido, houve avanços nas conversas com representantes do Governo do Distrito de Columbia, através do International Insurance Advisor, que acenaram com a possibilidade de fornecer apoio financeiro aos programas de pesquisas e também de realizar seminários conjuntos. Já o diretor executivo do Conselho Americano de Seguradoras de Vida, Brad Smith, demonstrou interesse em promover seminários sobre Previdência Privada com a Funenseg. A entidade também pretende apoiar a edição conjunta de publicações.
Na conversa com dirigentes da Associação Peruana de Empresas de Seguros (APES), foi aventada a possibilidade de a experiência acumulada pela Funenseg ser exportada para aquele país, já que a instituição peruana de formação de profissionais fechou em 1995 e o mercado de seguros se ressente de profissionais qualificados. A APES deve, inclusive, formalizar um convênio para criação de uma nova instituição de ensino, nos moldes da Funenseg
A Bolívia e o Uruguai também estão interessados em copiar o modelo institucional da Funenseg ou enviar profissionais para treinamento no Brasil. O Núcleo Regional da Funenseg no Rio Grande do Sul facilitaria o relacionamento, principalmente com o Uruguai. Esta iniciativa pode, ainda, tornar a Funenseg um modelo para outros países e, num segundo momento, fazer dela um centro de formação profissional na América do Sul.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN