Notícias | 24 de outubro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Fundo de Pensão: Mapfre lança produto e patrocina evento

A Mapfre Vera Cruz vai patrocinar, entre os dias 27 e 29 de outubro, no Centro de Convenções do Hotel Gran Meliá WTC, o “24º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão”. O evento tem por finalidade debater os desafios e as medidas apropriadas para a expansão e consolidação do Sistema de Previdência Complementar no Brasil com o surgimento da nova legislação.
Organizado pelas entidades fechadas de Previdência Complementar, o congresso abordará temas como a experiência do Reino Unido na atividade regulatória dos Fundos de Pensão, a reforma tributária e os possíveis reflexos para a formação da poupança previdenciária, a política de investimentos e sua visão integrada com compromissos atuariais, responsabilidade social e a tomada de decisões nos Fundos de Pensão.
Durante o evento, a Mapfre Vera Cruz apresentará aos profissionais presentes o “Proteção para Reversão de Aposentadoria”, produto desenvolvido em parceria com a resseguradora Swiss Re destinado ao segmento de fundos de pensão. Segundo a companhia, trata-se de um plano inédito no Brasil, que assume o risco pelo pagamento da indenização em caso de morte ou invalidez do participante do fundo.
O objetivo da seguradora com o novo produto é favorecer os fundos de pensão que possuem uma quantidade maior de assistidos (pessoas que já estão aposentadas). A novidade está na indenização que a empresa faz diretamente aos fundos de pensão, liberando receita para novos investimentos ou benefícios, sem precisar utilizar recursos para o pagamento de indenizações em caso de óbitos.
Outra característica são os riscos de natureza atuarial vinculados à massa de pessoas que faz parte do fundo, que são assumidos pelo produto. Caso ocorra sinistro, a seguradora paga à vista ao fundo o valor presente atuarial apurado em função da constituição da nova reserva, sendo que o fundo não precisa utilizar-se deste recurso. O valor do prêmio é semelhante ao custo praticado pelo fundo de pensão em autogestão.
De acordo com o diretor-presidente da Mapfre Vera Cruz, Antonio Cássio dos Santos, “o produto é inovador, pois é o único que transfere os riscos à seguradora, possibilitando aos fundos de pensão a acumulação de reservas e isentando-os da absorção dos riscos atuariais”. Segundo Cássio, os fundos não precisarão mais destinar parte de seus recursos para cobrir eventuais falecimentos na base de associados. “Passando o risco à companhia, os fundos não precisam manter uma reserva de oscilação de risco”, afirma. O novo produto também auxilia os chamados fundos instituídos (recém-criados fundos de pensão de entidades de classes e associações). Para o diretor de previdência da MAPFRE VERA CRUZ, Bento Zanzini, um dos principais benefícios está em seu potencial de atendimento. “O Proteção para Reversão de Aposentadoria possibilitará aos fundos de pensão maior controle sobre seus riscos, bem como a geração de ?caixa? e a garantia fornecida pela seguradora,” conclui. O Hotel Gran Meliá WTC localiza-se à av. das Nações Unidas, 12.559 ? Brooklin Novo, São Paulo. O evento ocorrerá das 12h às 18h no dia 27 e das 8h30 às 18h nos dias 28 e 29.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN