Em um cenário de instabilidade econômica, a saúde integral, a produtividade e o engajamento dos trabalhadores norte-americanos estão em declínio. A 23ª edição do estudo “Tendências de Benefícios para Funcionários” da MetLife revela que 77% dos profissionais estão preocupados com o aumento dos custos médicos, enquanto 68% apontam a incerteza econômica como a principal fonte de estresse.
Diante desse panorama, os colaboradores buscam mais apoio de seus empregadores. A pesquisa indica que 81% dos funcionários acreditam ser responsabilidade da empresa construir um ambiente de confiança, confiando 1,5 vez mais em seus empregadores do que em outras instituições fora do ambiente de trabalho.
“Estamos diante de uma grande oportunidade para que as empresas se destaquem ao criar culturas de cuidado e confiança genuína. Isso não apenas fortalece o vínculo com os colaboradores, como melhora diretamente a saúde e os resultados dentro das organizações”, afirma Todd Katz, vice-presidente executivo de Benefícios Coletivos da MetLife.
O estudo aponta que trabalhadores que confiam na empresa e se sentem cuidados são 3,8 vezes mais propensos a relatar uma boa saúde integral, 2,4 vezes mais engajados e 1,9 vez mais produtivos.
Ambientes corporativos que promovem reconhecimento, empatia e liderança transparente tendem a inspirar maior confiança entre empresa e funcionário. Essa confiança é ainda mais fortalecida quando há acesso a benefícios bem estruturados e uma boa experiência na sua utilização.
Funcionários que utilizam seus benefícios e têm experiências positivas com eles são 2,4 vezes mais propensos a se sentirem saudáveis de forma integral, 2,1 vezes mais confiantes de que a empresa os apoiará em momentos de crise e 1,8 vez mais propensos a confiar na liderança da organização.
“Os benefícios certos, bem comunicados e acessíveis, oferecem estabilidade e segurança nos momentos mais difíceis — o que naturalmente fortalece o sentimento de cuidado e a confiança”, reforça Katz.
Apesar disso, a falta de compreensão sobre os benefícios ainda é um desafio. Para combatê-la, a MetLife tem investido em soluções como o Upwise — uma plataforma digital que orienta os funcionários na escolha dos benefícios mais adequados e auxilia no uso contínuo ao longo do ano. Em 2024, entre os que tiveram acesso à ferramenta, 64% a utilizaram durante o processo de inscrição e, desses, 84% completaram o processo até receber uma recomendação personalizada de benefícios.
Para que os benefícios realmente gerem valor e construam um ambiente de confiança, o estudo recomenda que as empresas adotem estratégias de comunicação mais eficazes, personalizem o suporte e mantenham um engajamento contínuo ao longo do ano. O resultado? Funcionários mais saudáveis, motivados e confiantes — e empresas mais resilientes e produtivas.
Estudo de Tendências de Benefícios para Funcionários
O Estudo de Tendências de Benefícios para Funcionários da MetLife está em sua 23ª edição e se baseia em mais de duas décadas de dados de empregadores e colaboradores. A edição de 2025 incluiu pesquisas quantitativas com 5.579 funcionários em tempo integral (setembro e dezembro de 2024) e 2.567 líderes de RH (setembro de 2024). Também foram realizadas entrevistas qualitativas com 33 executivos e 16 colaboradores entre junho e dezembro de 2024. A pesquisa foi conduzida pela consultoria global STRAT7, em parceria com a MetLife.