Pela primeira vez, duas profissionais da Prudential do Brasil participaram do International Rotation Program, um projeto da companhia em que funcionários de vários países compartilham um período de experiência na matriz, nos Estados Unidos. Andréa Vairo e Ana Paula Savaget, junto com outros funcionários da Prudential Financial selecionados em todo o mundo, tiveram a oportunidade de aprender novos métodos de trabalho e ferramentas para serem aplicadas em seus países de origem. Quem participa do programa também passa a conhecer a cultura de outros povos, através da troca de informações com os companheiros de projeto.
“É um programa único que proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional. Meu objetivo era agregar conhecimento para depois transmiti-lo no Brasil”, explica Andréa Vairo, Gerente de Compliance da Prudential do Brasil, que retornou ao país no fim de outubro, após um período de quatro meses em Nova Jérsei.
Já Ana Paula, Diretora de Riscos, Administração & Facilities,,voltou de Minneapolis, onde passou um período de seis meses, ao lado da filha e do marido. “A adaptação inicial foi o período mais difícil, mas o apoio da família e da equipe foi fundamental para vivenciar esta experiência. Procurei todo o tempo estar atenta aos detalhes para absorver o que pode ser praticado na nossa companhia no Brasil”, diz Ana Paula sobre suas impressões do intercâmbio.
Além da imersão profissional, elas também mergulharam na cultura americana e nas culturas asiática e européia, já que tiveram como parceiros no programa funcionários oriundos da Coréia, do Japão e da Itália, provenientes de diversas áreas como compliance, fiscal, financeira, avaliação prévia do risco (underwriting) e desenvolvimento de produtos.
Antes de mergulhar na nova rotina, as funcionárias participaram de um encontro. A primeira parte do programa aconteceu em Nova Jérsei. Durante 15 dias, elas tiveram um treinamento intensivo, focado em áreas que os próprios funcionários avaliaram previamente como aquelas em que precisavam evoluir. Entre elas, gerenciamento de tempo e método de apresentação. Além disso, o grupo teve palestras sobre os negócios da Prudential e de outras companhias do grupo (Prudential Foundation, Prudential Insurance, Prudential Investments, entre outras). Fizeram também visitas à sede da companhia em Newark e ao escritório de Nova Iorque.
Para Andréa, o programa traz uma série de benefícios, tanto para o funcionário, que ganha em crescimento profissional, como para a operação local, que tem uma troca de culturas e maior compreensão dos negócios fora dos Estados Unidos, e para a Prudential como um todo, que eleva sua sintonia global.