Em um evento realizado na sede da Zurich, em São Paulo, nesta quinta-feira, 13/06, a companhia, em parceria com a Tempo, empresa de assistência, anunciou uma nova iniciativa de sustentabilidade. A partir de agora, os serviços de assistência dos produtos da carteira de massificados da Zurich, incluindo seguro residencial, seguro para pequenos negócios, seguro imobiliário e seguro para condomínios, terão a emissão de carbono compensada, assim como já acontece no seguro de automóveis.
A expectativa da Zurich é compensar de 90 a 120 toneladas de emissões de carbono por ano com a nova iniciativa. Fabio Leme, diretor executivo de Personal Lines e Marketing da Zurich, expressou a honra de reunir figuras importantes do mercado de seguros para o lançamento. “Essa é mais uma das ações que vão ao encontro do nosso propósito principal: juntos criamos um futuro melhor.”
Leme destacou também a importância desse passo. “Quando a gente lança iniciativas que olham para o futuro, a gente fica muito orgulhoso. Tudo que desenvolvemos aqui é baseado em dados científicos e em mensurações técnicas do aumento da temperatura global. Agora esperamos elevar o nível dessa discussão junto aos corretores, para que eles possam levar isso de forma mais aprofundada aos seus consumidores, afinal, isso ao longo do tempo vai acabar se tornando premissa necessária para que o seguro seja comercializado”, completa ele.
João Armesto, vice-presidente responsável pela área comercial, de marketing e produtos da Tempo, destacou a inovação do produto. “No ano passado, nos juntamos com a Zurich no segmento de automóvel para garantir a neutralização das emissões de CO2 decorrentes das atividades de assistência, e estamos expandindo isso para o segmento residencial. Estamos muito orgulhosos dessa parceria, especialmente com a Zurich, uma companhia mundialmente reconhecida pela sustentabilidade.”
No ano passado, no seguro auto, a Zurich compensou 3.200 toneladas de CO2, o equivalente a plantar árvores em uma área correspondente a 150 estádios de futebol. “Já temos essa iniciativa para os produtos de auto e é muito gratificante estender isso para os seguros massificados. Temos um compromisso muito forte na Zurich em preservar o meio ambiente e estamos trabalhando com nossos parceiros e fornecedores para mudar o cenário atual”, expressou Patricia Xavier, superintendente de desenvolvimento de produtos e personal lines da Zurich.
Com a nova parceria, ao acionar os serviços de assistência residencial ou empresarial, a Zurich medirá a quantidade de carbono gerada no deslocamento do prestador até o local de atendimento. Após o serviço, o segurado receberá uma mensagem informando que todo o CO2 gerado foi compensado. “Essa iniciativa não tem custo para o segurado. A Zurich está fazendo esse investimento, reforçando nosso papel como seguradora de influenciar o mercado de forma positiva”, destacou Patricia.
Presente durante o lançamento, Ricardo Montenegro, da Montenegro Seguros e presidente da Aconseg-SP, ressaltou a importância do evento para o mercado. “É muito bom ver uma seguradora inovando nessa área e se importando com o meio ambiente. Gostaríamos que todas as empresas do mercado tivessem essa iniciativa.”
Marcelo Biasoli, da 123 Seguros, parabenizou a Zurich pela solução conectada com tendências mundiais e soluções ESG. “Parabéns pela iniciativa, que vai agregar inovação e diferencial ao nosso mercado.”
Por fim, Rogerio Leme, da MDS Corretora de Seguros, agradeceu a oportunidade de fazer parte do evento. “Foi um evento muito inovador e com bastante novidades. É muito bom ver o quanto a Zurich está preocupada não só com a própria empresa, mas também com seus parceiros de negócios. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer novos produtos, o que ajuda bastante a nós corretores, ter uma melhor distribuição e melhor atendimento aos nossos clientes.
Com esta iniciativa, a Zurich reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, mostrando que é possível alinhar negócios a práticas que contribuam para um futuro melhor.