Notícias | 28 de novembro de 2003 | Fonte: Jornal do Commercio

Fenaseg planeja criar empresa de desmonte de carros no Rio

As seguradoras estão pleiteando o apoio do Governo do Rio de Janeiro para viabilizar a criação de uma empresa de desmonte de veículos. A principal preocupação, no momento, é com a garantia da segurança pessoal dos futuros controladores do empreendimento, uma vez que o projeto contraria o interesse de grupos ligados às quadrilhas de ladrões de automóveis.
Segundo o vice-presidente da Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg), Júlio Avellar, que preside a Comissão Técnica de Automóveis da entidade, as seguradoras não pretendem ter participação no controle do capital da empresa de desmonte, mas garantiriam o fornecimento da “matéria-prima”, através de veículos salvados.
– Essa empresa vai gerar empregos e, a médio prazo, reduzirá a sinistralidade das seguradoras e, conseqüentemente, o preço final do seguro de automóvel – sustenta Júlio Avellar.
Ele revela que podem ser abertas várias dessas empresas em diversos Estados, o que acabaria inviabilizando o funcionamento dos ferros-velhos que, muitas vezes, vendem peças de veículos roubados.
Júlio Avellar diz ainda que, na Europa, a partir de 2006, as próprias montadoras serão obrigadas a retirar de circulação os veículos sem condições de trafegar. “É uma medida extrema, mas mostra que essa é uma preocupação mundial, inclusive do ponto de vista ambiental”, assinala o executivo.
Os seguradores estão convencidos de que ainda há muito espaço para crescimento do seguro de automóvel. Hoje, segundo dados apresentados pelo diretor da Porto Seguro, Luiz Alberto Pomarole, apenas 34% da frota circulante no Brasil têm a cobertura do seguro. Esta média é um pouco mais elevada em Brasília (45%), Rio de Janeiro (44%) e São Paulo (43%), mas cai bastante nos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos quais o índice gira em torno de 20%.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN