Notícias | 1 de dezembro de 2004 | Fonte: Info Money Pessoal

Fazer um seguro residencial pode ser mais barato do que você pensa

por: Eduardo Barros

SÃO PAULO – Você passou provavelmente alguns anos da sua vida guardando economias para, enfim, conseguir comprar a sua casa própria. Portanto, nada mais justo que você zele pelo seu patrimônio e deseje ter mais segurança contratando um seguro para o seu imóvel.

No entanto, o problema é saber se esta opção é, ou não, viável financeiramente. A resposta é sim. Fazer um seguro residencial pode ser mais fácil e barato do que você imagina. Atualmente, é possível adquirir opções de cobertura a partir de R$ 10,00 mensais, dependendo do valor do imóvel e dos serviços contratados.

Há uma grande variedade de seguros oferecidos no mercado. Alguns cobrem desde furtos sem grandes prejuízos, até danos causados por impacto de veículos terrestres ou queda de aeronaves. Existe também a opção para quem precisa proteger imóveis no campo ou na praia que não sejam de uso habitual.

Prevenir para não remediar

A idéia do seguro residencial é minimizar o impacto financeiro do roubo ao domicílio. Ao contrário do que muita gente pensa, esta proteção não é necessariamente muito cara. Este tipo de serviço é mais barato que o seguro de carro, por exemplo, já que o risco de acontecer problemas em um imóvel é bem menor do que em um veículo.

Apresentando variações conforme a seguradora, as coberturas residenciais mais básicas incluem pagamento de danos de incêndio, queda de raio no terreno do imóvel, explosão e desmoronamento, além do ressarcimento dos prejuízos por roubo ou furto. Os pagamentos dos danos sofridos pela residência têm limites de valor, que são especificados na apólice do seguro.

Para quem planeja fazer um seguro residencial, é bom saber que o valor de mercado do imóvel segurado influencia bastante o preço da cobertura. Além disso, interfere também no tipo de serviço prestado e no montante a ser pago pela seguradora em eventual prejuízo do cliente. Vale lembrar que imóveis feitos de madeira ou de outros materiais de fácil combustão estão fora de qualquer cobertura, pois apresentam riscos muito elevados.

Adicionais

As coberturas adicionais funcionam como diferenciais para atrair os potenciais segurados, e podem significar maior segurança e comodidade, mas também maiores custos a serem desembolsados.

Entre os serviços especiais oferecidos pela empresa, há até a opção de cobertura a carros estacionados na garagem do terreno do imóvel, desde que o veículo não tenha seguro próprio.

Existe também a assistência residencial 24 horas, que disponibiliza serviços emergenciais de chaveiro, eletricista, encanador, hospedagem, indicação de profissionais especializados, entre outros. Dependendo do tipo de seguro contratado, estes serviços são gratuitos, pagos ou limitados a um determinado número de ocorrências durante certo período.

Para os casos de cobertura a casas de praia ou de campo, algumas empresas exigem vistoria prévia ao local e contratação de seguro residência também para o imóvel de moradia do cliente.

Pesquisar vale a pena

Como você pôde perceber, as opções são muitas e uma ampla pesquisa em relação aos benefícios e custos dos seguros é definitivamente importante para que a sua escolha seja a mais segura, tanto do ponto de vista da proteção que será contratada, como do ponto de vista financeiro, isto é, que lhe permitirá arcar com o custo do seguro sem comprometer o seu orçamento.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN