Notícias | 19 de setembro de 2023 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti

Falta de manutenção em veículos é um dos maiores causadores de acidentes no Brasil

Conforme informações obtidas pela Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa), cerca de 47% dos automóveis que se envolvem em sinistros já apresentavam algum tipo de problema prévio. Para fazer o alerta aos motoristas, a Allianz Partners fez um levantamento de dados para reforçar o impacto negativo da falta de revisão na segurança viária de todo o país. 

Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners, destacou a importância de falar sobre o assunto: “É fundamental termos momentos de reflexão sobre o tema, como é o caso da Semana Nacional do Trânsito, para chamar atenção dos motoristas para a importância da revisão veicular periódica, com objetivo de evitar acidentes.”, destacou ele. 

“Em nossa pesquisa, vemos que metade de todos os nossos atendimentos para automóveis foram por problemas de pane mecânica ou elétrica que podem ser provenientes da falta de manutenção preventiva nos veículos.”, explicou Leonardo. A Allianz Partners registrou 1,3 milhão de atendimentos a carros ao longo do ano passado. Deste total, 51% dos atendimentos estavam relacionados a panes, que estava gerando problemas elétricos ou mecânicos. 

Além disso, com base em dados da companhia, 7,5% dos atendimentos estavam relacionados a acidentes com o veículo. Entre os principais motivos das chamadas para atendimento auto estão: disfunções na bateria, panes elétricas bem como superaquecimento do motor. 

A fim de evitar possíveis acidentes e conscientizar os motoristas sobre uma direção saudável, a Allianz Partners também deu outras dicas que costumam proporcionar mais segurança à todos: tanto aos condutores quanto às outras pessoas, como: ar cinto de segurança, não beber antes e durante estiver dirigindo, não utilizar aparelhos eletrônicos quando estiver no volante. Além disso, a companhia também sugere que os motoristas fiquem atentos às sinalizações e aos limites de velocidade, aos pedestres, ciclistas e motociclistas e cruzamentos. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN