Personalizar o atendimento é um diferencial na hora de oferecer um produto
Por força de costume, criamos uma identidade própria na hora de falar, baseado muitas vezes em gírias, expressões captadas de filmes e/ou novelas e até mesmo em palavrões, que já não assustam tanto como antes. Ter esta personalidade não torna um profissional de vendas melhor ou pior. O que o torna mais competente numa área de contato direto com o público é a habilidade de adaptar a linguagem para cada tipo de cliente.
Para isso, antes de tudo, é importante não se deixar levar por gurus da oratória, que pregam o uso de um português, supostamente formal, baseado muitas vezes numa língua que só existe na literatura. O importante é saber lidar com o cliente e tratá-lo com respeito, adaptando a forma de falar a situação e ao perfil da pessoa.
É bem possível que uma senhora de 50 anos tolere uma conversa cheia de gírias, embora seja improvável. O certo é que ela não irá entender metade das expressões e a conversa ficará truncada. O mesmo ocorre quando um corretor, na tentativa de conquistar um cliente, procura elevar o discurso, utilizando termos técnicos que estão fora da realidade do contratante.
Não é a mesma coisa vender um seguro para um jovem de 20 anos e para uma senhora de 50. Cada um requer uma atenção diferenciada, um jeito diferente de se portar. Para cada público, um tratamento personalizado deve ser buscado. Saber adaptar a linguagem do corretor ao jeito de ser do cliente torna o profissional mais convincente na hora de fechar um negócio. Nada de regras de telemarketing no contato direto com o público. O segredo é ser flexível, criativo e, acima de tudo, tratar todos os clientes com respeito.