Notícias | 9 de abril de 2025 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Executivos da Pottencial Seguradora apontam a tecnologia como diferencial para a transformação do Mercado de Seguros

A última edição da série de entrevistas “Inteligência Artificial nos Negócios”, promovida pelo Estadão, contou com a participação de Carlos Ferreira Quick, vice-presidente, e Mário Santiago, diretor de Tecnologia da Pottencial Seguradora. Durante a entrevista, os executivos destacaram como a tecnologia tem sido fundamental para a transformação da seguradora e como ela pode aprimorar a capacidade entender os clientes de maneira mais eficaz.

A empresa, que completa 15 anos em 2025, surgiu com foco na melhoria dos serviços e no uso de tecnologia. Desde o início, a Pottencial entendeu que seu principal diferencial no mercado de seguros seria a qualidade na prestação de serviços, combinando tecnologia e pessoas. Essa estratégia tem impulsionado o crescimento da companhia, que hoje lidera o mercado de Seguro Garantia, conforme dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O continuo investimento em tecnologia tem sido um dos pilares dessa evolução, com a Inteligência Artificial (IA) desempenhando um papel central na otimização de processos e na melhoria da experiência do cliente.

A tecnologia como solução para a baixa penetração de seguros no Brasil

Para os executivos da Pottencial, a tecnologia também é um fator fundamental para resolver um problema histórico do setor: a baixa penetração dos seguros entre os brasileiros. Com soluções mais acessíveis e eficientes, a seguradora busca expandir a inclusão de seguros no país, tornando seus produtos mais atrativos e descomplicados para o consumidor final.

Jornada de tecnologia da Pottencial Seguradora

Carlos Ferreira Quick compartilhou como a inovação tem sido parte fundamental da trajetória da Pottencial: “Ao montar a seguradora, buscamos trazer tudo que há de mais novo para o mercado. Por sermos uma empresa nova, não vinculada a um grande grupo, precisávamos nos diferenciar. A maior diferença que encontramos foi na prestação de serviços, envolvendo tecnologia e pessoas. Graças a essa estratégia, conseguimos alcançar a liderança no mercado de seguro garantia, por exemplo.”

O papel da Inteligência Artificial na operação da Pottencial

Mário Santiago, diretor de Tecnologia, explicou que o uso da IA na Pottencial Seguradora já está em andamento há algum tempo, mas inicialmente focado nas equipes de tecnologia. Nos últimos anos, seu uso foi expandido para outras áreas da empresa. “Isso torna o trabalho mais simples e está em linha com nossa história de inovação. Atualmente, usamos IA em processos de venda e estamos planejando sua aplicação em áreas como subscrição, sinistros e atendimento, o que tem gerado ótimos resultados em performance, tornando-nos mais competitivos e oferecendo serviços de maior qualidade a um custo reduzido.”

Open Insurance: uma chance para democratizar o seguro no Brasil

Carlos Ferreira Quick também abordou o conceito de Open Insurance, que ele vê como um passo importante para o setor. “A colaboração e a concorrência são fundamentais para gerar evolução e maturidade no mercado. O Brasil ainda tem uma baixa penetração de seguros, tanto no mercado empresarial quanto no de pessoas físicas. Não devemos temer a concorrência, pois há muitos clientes a serem atendidos, e o Open Insurance pode ajudar a democratizar o seguro no Brasil.”

Hiperpersonalização e o acesso a dados

A Pottencial Seguradora também busca a personalização extrema de seus produtos, com o objetivo de oferecer seguros cada vez mais ajustados ao perfil de cada cliente. “Nos últimos 15 anos, passamos de um modelo de segmentação para uma visão de personalização. Agora, estamos caminhando para a hiperpersonalização, que é o que buscamos como empresa: conhecer o cliente cada vez melhor e utilizar a tecnologia para tomar decisões de forma ágil e precisa”, explicou Mário Santiago.

Carlos Ferreira Quick complementou, destacando que a entrega de dados pelos clientes é essencial para oferecer produtos personalizados. “As pessoas têm o direito de decidir se vão fornecer seus dados ou não. Quanto mais informações recebemos, mais conseguimos compreender as variáveis que impactam o risco e, assim, desenhar produtos mais ajustados às necessidades do cliente. Mas, é claro, sempre respeitando a privacidade e a legislação sobre dados.”

A tecnologia e a popularização do seguro

Carlos Ferreira Quick também falou sobre os benefícios da tecnologia para combater fraudes e facilitar a distribuição de seguros. “A tecnologia tem nos ajudado muito na detecção de fraudes, um dos maiores problemas do setor. Além disso, ela facilita a distribuição dos produtos através dos corretores, tornando o processo mais acessível e simples. O seguro é uma proteção para eventualidades, e é fundamental que as pessoas compreendam que ele não cobre tudo a qualquer custo.”

Perspectivas da Pottencial Seguradora

Para o futuro, Carlos Ferreira Quick tem grandes planos para a Pottencial Seguradora. “Queremos continuar nossa história de sucesso. Crescemos rapidamente nesses 15 anos e acreditamos que podemos acelerar ainda mais. A tecnologia será uma aliada fundamental nesse processo, nos ajudando a alcançar mais parceiros e clientes com processos mais ágeis. Esperamos crescer nos próximos cinco anos na mesma proporção em que crescemos nos últimos 15. A Inteligência Artificial será um grande suporte nesse caminho, mas sempre com o foco principal nas pessoas”, concluiu. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a Pottencial Seguradora se destaca ao integrar tecnologia e inovação em sua estratégia de crescimento. Com o uso da Inteligência Artificial e uma abordagem voltada para a personalização, a empresa não apenas mantém sua liderança no segmento de Seguro Garantia, mas também trabalha para ampliar a inclusão de seguros no Brasil.

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