Notícias | 19 de maio de 2016 | Fonte: CDN-Comunicação

Especialista da MAPFRE esclarece dúvidas sobre finanças de jovens atendidos pela ONG Vocação, em São Paulo

!cid_FD34A807-BC13-41C6-A37D-6C8AC16422D0@domain
Elisete Cristina Verissimo, superintendente da MAPFRE Capitalização, conversou com cerca de 50 jovens, que participam de programas socioeducativos da Vocação, sobre educação financeira.

Ação faz parte do calendário da Semana de Educação Financeira, que reúne iniciativas gratuitas sobre temas como planejamento e orçamento familiar, investimentos, previdência e seguros

São Paulo, 19 de maio de 2016 – Cerca de 50 jovens que participam de programas socioeducativos da Vocação (www.vocacao.org.br) assistiram à palestra sobre Educação Financeira realizada na tarde de ontem (18) em uma filial da organização, no Jardim Icaraí (Zona Sul de São Paulo).

Na ocasião, a especialista Elisete Cristina Verissimo, superintendente de MAPFRE Capitalização, conversou com os participantes beneficiados pelo Programa de Preparação para o Trabalho, que têm entre 15 e 17 anos de idade, sobre os produtos financeiros mais indicados para cada fase e objetivo da vida.

“Foi uma conversa muito interessante, pois, mais que apresentar modalidades de investimentos, tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre planejamento e orçamento familiar. São temas de extrema importância para esses jovens que em breve estarão no mercado de trabalho e que precisam aprender como administrar suas finanças”, comenta Elisete.

Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diferentes modalidades de seguros e ainda entender as principais diferenças e benefícios de produtos como consórcios, capitalizações, previdências e investimentos.

A ação faz parte da Semana Nacional da Educação Financeira, que acontece de 16 a 22 de maio, em todo o Brasil. A MAPFRE apoia a iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que reúne iniciativas gratuitas sobre temas como planejamento e orçamento familiar, investimentos, previdência e seguros, entre outros.
Cultura da educação
Em um cenário cada vez mais afetado pela instabilidade financeira, o planejamento e a utilização do seguro surgem como uma alternativa de proteção aos riscos econômicos, estabelecendo um senso de mitigação de perdas e de confiança financeira. Da mesma forma, entender o que são os produtos de acumulação, como consórcio, previdência e capitalização, e saber quando e como investir faz muita diferença na rotina das pessoas.

“Na MAPFRE acreditamos que tão importante quanto oferecer produtos e serviços é investir na promoção da cultura de proteção, disseminando informações para que as pessoas entendam a importância do seguro para reduzir o risco de vulnerabilidade, principalmente entre as camadas mais afetadas e suscetíveis a esse tipo de risco. Por isso, conversas como esta que tivemos hoje com os jovens da Vocação são tão valiosas para nós”, afirma.

Em linha com esse posicionamento, a MAPFRE procura levar a um número cada vez maior de pessoas, a relevância do seguro como uma ferramenta capaz de garantir um futuro sustentável e tranquilo. “Ao fortalecer a cultura de proteção e do planejamento familiar, estamos colocando a sustentabilidade em prática, ampliando o diálogo com a comunidade. Este é mais um exemplo de como a integração dos aspectos socioeconômicos, ambientais e de governança estão mudando os modelos de negócio, trazendo um novo olhar e fortalecendo uma visão de longo prazo. Temos um importante trabalho a conduzir, para que cada vez mais pessoas tenham condições de planejar suas vidas e de suas famílias”, explica a especialista.

Jovens no mercado
A Vocação, novo nome da instituição Ação Comunitária, foi criada por executivos do segundo setor na década de 1960 e sempre atuou em parceria com lideranças comunitárias na busca de soluções para os problemas sociais. Desde sua criação, a Vocação atua com vasta experiência no desenvolvimento pleno de crianças e jovens, a fim de construir uma sociedade rica em oportunidades. Também adquiriu expertise em transferir conhecimentos para que empresas atuem nas comunidades ao seu redor.

“Nosso trabalho é promover ações que contribuam para que os jovens reconheçam que suas escolhas, o seu conhecimento sobre o orçamento familiar, e o próprio consumo são fatores importantes que influenciam a estruturação do seu projeto de vida. Por isso, acreditamos que a conversa tenha sido muito enriquecedora”, afirma Tiago Fernandes, orientador pedagógico responsável pela unidade Icaraí.

Parceria que constrói
A instituição recebe apoio da Fundación MAPFRE desde 2009, por meio do programa Formando Comunidade, que fomenta a educação, a nutrição, a saúde e o acesso ao mercado de trabalho de crianças e jovens em situação de exclusão social através do financiamento de determinados itens orçamentários inclusos em um convênio. O Formando Comunidade é um programa vivo que une o compromisso da Fundación MAPFRE de estimular a educação como meio de acesso a melhores condições de vida.

Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO BB E MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções:www.mapfre.com.br.

Sobre a Vocação – Desde 1967, a Vocação atua no desenvolvimento de pessoas e comunidades, com o objetivo de criar uma dinâmica social justa e igualitária. Isso se dá através do fortalecimento do Projeto de Vida de cada indivíduo, que é construído desde a infância até a colocação no mercado de trabalho. Através do acompanhamento de famílias, educação integral e cursos profissionalizantes, a Vocação atende mais de 7 mil pessoas por ano em situação de vulnerabilidade social.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN