Empresas, por lei, precisam oferecer seguro de vida coletivo a seus funcionários, que atende a um grupo ligado por um vínculo em comum, o trabalho. No entanto, é importante considerar que o seguro de vida individual é uma proteção maior para ele e aqueles que ama. Sendo assim, a Omint preparou um material para diferenciar os seguros de vida individual e coletivo.
Na proteção individual, a seguradora cobre o risco de um único segurado Pessoa Física, que normalmente é o responsável pela contratação e o custeio. É um produto feito sob medida, personalizado com coberturas de acordo com o interesse, estilo de vida, profissão, condição de saúde e outras particularidades do indivíduo.
O prêmio é calculado a partir desses dados, adequando-o às necessidades do segurado. Coberturas adicionais e assistências, bem com o prazo de vigência e a forma de pagamento da indenização, podem ser escolhidos pelo segurado.No caso da proteção coletiva, é um benefício atrelado a uma empresa, associação ou sindicato, que vai negociar as coberturas, o capital segurado, o formato do produto e suas garantias.
Em caso de desligamento, por exemplo, o funcionário perde automaticamente o seu seguro de vida. Essa modalidade é previamente formatada pode não atender todas as necessidades do beneficiário, por não ser algo personalizado, Geralmente não há coberturas para doenças graves, invalidez por doença, diárias por afastamento de trabalho, proteções que podem ser agregadas em uma apólice individual.