SEGUROS
O controle do mercado de seguros e resseguros é feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que também é responsável pelos segmentos de previdência privada aberta e capitalização. O órgão tem por objetivo criar as bases para o bom funcionamento destes segmentos, além da supervisão e fiscalização destes mercados.
A Susep foi criada em conjunto com o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o IRB Brasil Resseguros , as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada aberta e os corretores habilitados.
Cabe também à Susep executar a política traçada pelo CNSP atuando no sentido de proteger a captação de poupança popular que se efetua através das operações de seguro, previdência privada aberta, de capitalização e resseguro. A Susep também cuida da estabilidade dos mercados sob sua jurisdição, assegurando sua expansão e o funcionamento das entidades que neles operem.