Notícias | 4 de setembro de 2006 | Fonte: Diário de S. Paulo

Empresas podem cancelar seguro de quem tem acima de 65 anos

Pessoas com mais de 65 anos que têm seguro de vida vão ter uma dor de cabeça a mais na hora de renovar o contrato. De acordo com as novas regras estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as seguradoras estão liberadas para renovar ou não, os contratos com os clientes maiores de 65 anos. Porém, a medida já provocou protestos das entidades de defesa do consumidor, que defendem que os segurados recorram à Justiça, em caso de aumento abusivo ou cancelamento dos contratos.

As modificações implementadas pelas seguradoras, com base nas normas fixadas pela Susep e válidas desde junho deste ano, incluem valores dos prêmios pagos pelos segurados até o total da indenização recebida em casos de falecimento. Segundo a advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste, Samasse Leal, há casos em que o valor das prestações do seguro subi-ram entre 60% e 70%.

Na prática, algumas seguradoras reajustaram o valor das parcelas para poder manter o mesmo valor de prêmio. “Mas há casos de seguradoras que simplesmente não querem renovar o contrato por causa da idade do cliente. Isso é discriminação”, afirma a advogada da Pro Teste.

De acordo com o diretor da área de vida da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), Luiz Peregrino, as empresas do setor também tiveram de se adaptar ao novo Código Civil, que prevê, entre outras alterações, que os con-tratos de seguro a partir de agora deverão ter apenas uma re-novação automática ao con

trário do que ocorria antes. “Em caso de aumento de preços ou redução da cobertura, a renovação do contrato não poderá ser automática como an-tes. O problema é que muitos segurados antes achavam que tinham contrato vitalício, mas tinham contratos temporários, que agora poderão ser revistos”, diz o diretor da Fenaseg.

Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), as seguradoras estão quebrando os contratos. O instituto entende que as apólices foram sempre renovadas automaticamente e, como agora só pode haver uma renovação automática, as empresas esta-riam aproveitando para alterar as apólices.

A Susep informou que não há quebra de contrato. O órgão explica que há determinação do Código Civil de 2003 para que se mude a oferta das apólices. As seguradoras não estão renovando contratos para poder colocá-los nas novas regras e precisam avisar os segurados em 60 dias. Segundo a Susep, as novas regras são mais claras e quem tem seguro de vida vai saber melhor o que está assinando.

3 comentários

  1. KRLOS ADM CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    5 de setembro de 2006 às 0:00

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  2. MENTOR CORRETORA DE SEGUROS

    4 de setembro de 2006 às 0:00

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  3. FADIA-ADM. COR. SEGUROS LTDA

    4 de setembro de 2006 às 0:00

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