Notícias | 16 de fevereiro de 2024 | Fonte: CQCS l Bárbara Maria

Empresa derrama ácido tóxico em rio e é multada em R$ 3,3 milhões; Akad Seguros alerta sobre a importância do Seguro Ambiental 

Nas últimas semanas, uma empresa de transporte foi multada em R$ 3,3 milhões por um acidente com risco ambiental. Segundo uma matéria do G1, um caminhão tombou e derramou ácido sulfônico em um rio de Joinville, no Norte de Santa Catarina. O caso chama atenção para o Seguro Ambiental. 

A Akad possui na sua carteira de produtos o Seguro RC Ambiental Transportes. De acordo com Ivor Moreno, Head de Transportes da seguradora, essa é a solução ideal para resguardar as empresas diante dos riscos e responsabilidades relacionados a danos ambientais durante o transporte de materiais perigosos ou poluentes.

“Dentro das opções do nosso Seguro Transporte, destacamos a modalidade de Responsabilidade Civil Ambiental, que oferece coberturas personalizadas que atendem às necessidades de empresas de todos os tamanhos”, destaca o executivo. 

O seguro de Responsabilidade Civil Ambiental é projetado para proteger empresas que atuam no setor de transporte de cargas contra os riscos e responsabilidades associados a danos ambientais, que podem ocorrer durante o transporte de materiais perigosos ou poluentes.

“Esse seguro é particularmente relevante para empresas que lidam com substâncias que representam riscos ambientais, como produtos químicos, resíduos perigosos, combustíveis ou materiais tóxicos. Porém, não atende apenas quem as transporta, mas também qualquer transportador rodoviário, uma vez que todo caminhão possui um tanque combustível, passível de vazamento e por consequência um dano ambiental de grandes proporções”, ressalta o executivo.

De acordo com o G1, o Instituto do Meio Ambiente do estado (IMA) entregou a notificação técnica para que a empresa inicie amplo monitoramento da fauna e dos recursos hídricos impactados pelo produto. A ideia do Instituto do Meio Ambiente é que, se constatados prejuízos ao meio ambiente, ela possa prover a restauração ambiental, reintrodução de fauna e remediação de área contaminada.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN