Além de peças para TV, cinema, rádio, impressas e internet, seguradora lançará concurso em redes sociais que permitirá produzir filme a ser levado ao ar em rede nacional
http://www.youtube.com/bancoitau#p/c/E23297DAECE84E6E
São Paulo, 7 de outubro de 2011 – – Em campanha de marketing lançada neste mês, o Itaú reforça a importância do Seguro de Vida, usando uma linha de comunicação adotada desde o ano passado, com um tom acolhedor e emocional. Além de peças para veículos impressos e internet, filme de TV e cinema feito com técnica inovadora e spots de rádio, a campanha incluirá um concurso interativo que vai estimular as pessoas a montarem vídeos, e o melhor será exibido em rede nacional. A campanha é criada pela DM9.
O conceito do filme deve permear toda a campanha e é o mote da ferramenta e do concurso: as imagens remontam a um pai fazendo um vídeo de vários momentos de sua filha. Os protagonistas da campanha, aliás, são pai e filha na vida real. O filme foi feito com uma câmera japonesa que não havia sido usada em campanhas no Brasil, que gera um vídeo com características de filme caseiro.
A ferramenta disponível no www.itau.com.br/segurodevida permite que o interessado monte vídeo com momentos de sua vida – podem ser usados arquivos de imagem e mesmo de vídeo e compartilhe nas redes sociais. O tutorial, didático, explica passo a passo como fazer. Ao final, pergunta-se se o autor quer apenas compartilhar o vídeo ou quer inscrevê-lo no concurso. Se ele optar por participar, seu vídeo será avaliado e poderá ser levado ao ar em rede nacional no feriado de 15 de novembro, em horário nobre.
“Optamos por usar uma linguagem mais acolhedora e emocional, que já vimos adotando desde o ano passado, quando o produto foi totalmente reformulado: mostrar que há muitos imprevistos, muitas vezes nem tão agradáveis, que não é possível evitar, mas que, quando se tem um seguro de vida, é possível passar por tudo com muito mais tranqüilidade”, afirma Cristiane Magalhães, diretora de marketing de negócios do Itaú Unibanco. Segundo ela, o atendimento do produto foi reformulado, ficando mais humanizado, para prestar serviços de maneira mais próxima do cliente quando ele passa pelo sinistro, sempre configurado por situações delicadas.
“Como falar de algo que é tão delicado quanto um seguro de vida? Fazendo as pessoas pensarem sempre em qual a principal função dele: assegurar que a família tenha um apoio financeiro em uma eventualidade. É delicado. Mas, usando emoção e com um argumento tão simples quanto a constatação de que há coisas na vida que você não pode garantir que não aconteçam, mas que ao menos mais segurança você pode deixar para sua família, levamos o consumidor a refletir e ver que na verdade um seguro de vida é algo bem positivo”, afirma Guilherme Jahara, diretor de Criação da DM9.
Para traduzir essa veracidade, a primeira decisão da Cine, produtora do filme, foi a de ter pai e filha reais para compor o elenco e, assim, transmitir intimidade, carinho e liberdade da forma mais espontânea possível. O outro desafio era de entrar no universo particular deles e filmá-los da maneira menos invasiva possível. “Captar estas imagens exigiu técnicas não convencionais. Usamos uma pequena câmera japonesa que dispensa o uso de grandes equipamentos de luz, dando ao filme uma poesia e descontração únicas. Esta campanha gerou uma experiência incrível a toda a equipe de gravação, que participou de um pedaço da vida daquela família”, afirma Clovis Mello, diretor de cena da Cine.
A diretora do Itaú afirma que a assinatura da campanha deste ano está ligada também à comunicação institucional do banco, ‘o mundo muda’. “Temos uma unicidade na comunicação e todas as nossas campanhas são feitas para trabalhar um posicionamento institucional único. Assim, a assinatura é ‘O mundo muda, mas o cuidado com a segurança de sua família não muda nunca’”, finaliza Cristiane.
Ficha Técnica Campanha Seguro Itaú Vida
Agência: DM9DDB
Cliente: Banco Itaú
Título: Garotinha
Produto: Seguro Itaú Vida
Direção de criação: Sérgio Valente, Marcos Versolato, Guilherme Jahara e Marcelo Reis
Criação: Marcelo Reis, Guilherme Jahara, Vinicius Stanzione e Henri Honda
Criação on line: Fernando Pereira, Vitor das Neves Signoretti e Diogo Batalha
Diretor de convergência: Joca Guanaes
Social ACD: Bruno Tozzini
Head Social Team: Rodrigo Zannin
Social Team: Daniel Dranger, Nicole Cassiano e Maria Guimarães
Produtor de RTVC: Gilberto Pires (Gibinha) e Luciano Rocha
Atendimento agência: Polika Teixeira, Andrei Sanchez Croisfelt, Tomás Além Gil, Pérola Cussiano, Ana Claudia Torrens e Giovanna Fernandes
Gerente de Projetos: Juliana Tonussi
Planejamento: Cynthia Horowicz, Stella Chahin Manzano e Marcelo Germano
Mídia: Monica de Carvalho, Alessandra Gambuzzi, Renata de Lena, Jodson Ferreira e Gaby Belli Berti
Mídia online: Fábio Saad, Patricia Fleury, Bruna Sanção, Marcos Saurin, Thiago Cravo, Armando Neto, Steve Pereira e Arthur Shinyashiki
Produtor de Internet: Denis Gustavo Santos e Ana Luiza Marchioni Ceolin
Produtora de Imagem: CINE
Diretor de cena: Clovis Mello
Diretor de Fotografia: José Brandão
Produção Executiva: Raul Dória e Waldemar Tamagno
Atendimento Produtora: Ana Oliveira e Maria Marta Caldeira
Montador: João Branco e Clovis Mello
Produção de Finalização: Digital 21
Produtora de Som: Sax So Funny
Produtor: Zezinho Mutarelli e Sergio Fouad
Atendimento Produtora de Som: Tatiana Ornellas
Locutor: Paulo Goulart
Art buyer: Clariana Costa e Daniela Strang
Produtor gráfico: Anelito Nobrega
Fotógrafo: Bob Wolfeson
Retoque de Imagem: 247
Aprovação Cliente: Fernando Chacon, Cristiane Magalhães, Beatriz Schmidt, Fabiana Fragiacomo e Juliana Prado