O Pátio Legal, para onde são levados os carros roubados e furtados recuperados pela polícia, já devolveu aos seus proprietários 75 mil veículos desde sua criação, há quatro anos. Isso representa uma média diária de 51 veículos (incluindo sábados, domingos e feriados). Segundo o administrador do pátio, Julio Avellar, quase todos os veículos são retirados sem qualquer custo.
Desde 2005, 99% dos veículos são retirados antes do final do prazo de três dias úteis, após o qual é iniciada a cobrança de diárias, revela Avellar, acrescentando que boa parte desses carros não tem a cobertura de seguro. O pátio é fruto de um convênio firmado entre o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro, a Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg), a Secretaria de Segurança Pública e o Departamento de Trânsito (Detran).
Atualmente, estão em funcionamento dois depósitos, um Deodoro, bairro do Rio de Janeiro, e o outro no município de Búzios. No site www. patiolegal.com.br é possível cadastrar informações do veículo roubado ou furtado. O sistema possibilita que o dono ou o seu corretor de seguros seja informado imediatamente quando houver a recuperação do veículo.
INTERNET. O corretor de seguros também pode se cadastrar no Pátio Legal, para ter acesso a uma série de serviços. Basta acessar o site e clicar no link Portal do Corretor para realizar o cadastro gratuito. São recuperados e levados para o depósito cerca de 2 mil veículos a cada mês, dos quais apenas 1.400 foram leiloados, revela Julio Avellar. O pátio é mantido com recursos liberados pelas empresas de seguros de automóvel, que contribuem com 80%, leilões (15%) e pagamento de diárias (5%).