Setembro não é apenas um mês para celebrar o Dia do Caminhoneiro. Ele também nos convida a refletir sobre a proteção desses profissionais que enfrentam o dia a dia intenso e repleto de riscos nas estradas.
Apesar desses riscos, pouco mais de 10% dos caminhões no país estão segurados. Esse cenário é preocupante para os motoristas, que acabam assumindo os prejuízos em caso de perda do bem. A insegurança de sofrer esse impacto financeiro negativo pode, inclusive, aumentar a propensão a reagir em abordagens violentas, colocando em risco a própria vida.
Por outro lado, esse número também revela um cenário de grandes oportunidades para que corretores e seguradoras ajudem a transformar essa realidade.
Seguros mais acessíveis: a grande oportunidade para corretores
A percepção de que o seguro não é acessível é um dos maiores desafios que o setor enfrenta. E, na prática, após somar os gastos com combustível, pedágio, manutenções e afins, aumentar a lista de compromissos relacionados ao veículo realmente pode parecer impensável para muitos.
A boa notícia é que o mercado está em constante evolução e, nos últimos anos, tem olhado de forma especial para a realidade dos caminhoneiros e as oportunidades do setor.
A Suhai, por exemplo, ampliou o portfólio e passou a oferecer também seguros para caminhões, com uma proposta de valor que já fazia sucesso com carros e motos: coberturas variadas, aceitação de diferentes modelos e condições financeiras que cabem no bolso dos consumidores.
Além disso, a Suhai entende que muitos proprietários de caminhões acreditam que seus veículos não serão aceitos pelas seguradoras. Por isso, inovamos ao dizer sim para caminhões de todos os tamanhos, modelos e idades, contribuindo para a democratização do seguro no Brasil.
Condições especiais para frotas
Ainda pensando em facilitar o acesso ao seguro, a Suhai oferece condições especiais para frotas. Com apenas cinco veículos — que podem ser iguais ou formarem frotas mistas, com caminhões, carros e motos —, os clientes já podem formar uma frota e garantir acesso a um seguro de qualidade com um custo mais atrativo. Há, também, a opção de contratação exclusiva para danos a terceiros, com cobertura para danos materiais ou corporais decorrentes de acidentes causados pelo caminhão.
Isso permite que mais caminhoneiros tenham acesso ao seguro e dá aos corretores a oportunidade de oferecer soluções sob medida para as necessidades específicas de cada cliente.
Mais que uma estratégia de vendas, esta é uma chance de fazer a diferença na vida dos caminhoneiros, garantindo que eles e seus meios de subsistência estejam mais protegidos.
Juntos, podemos transformar o mercado e levar mais segurança para as estradas do Brasil.