Notícias | 1 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS | Itana Oliveira com informações do Valor Econômico

Desafios e oportunidades do Open Insurance no Brasil

O conceito de Open Insurance (Opin), que envolve o compartilhamento de dados com o consentimento do usuário, está se consolidando como uma estratégia promissora para o setor de seguros no Brasil. De acordo com informações do Valor Econômico, essa iniciativa visa uma integração mais ampla com o sistema financeiro, seguindo os passos do Open Finance. Esse movimento, ainda em desenvolvimento, busca expandir a oferta de produtos.

Atualmente, a jornada do Opin reflete os desafios enfrentados nas fases iniciais do Open Banking, com questões tecnológicas e políticas que atrasam a implementação total. Assim, a integração promovida pelo Opin ainda é limitada, mas a criação de APIs tem avançado. Segundo dados do Valor Econômico, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) já contabiliza uma taxa de sucesso de requisições superior a 80%, com a participação de 74 empresas e 1.200 APIs cadastradas.

O especialista Manuel Matos, coordenador do Comitê de Opin da Câmara Brasileira de Economia Digital, destaca: “A relação direta entre seguradoras e clientes para a obtenção de consentimento ainda é uma barreira a ser superada.” Além disso, ele observa que a falta de clareza sobre os benefícios do sistema para clientes e Corretores de Seguros “é um desafio”. Entretanto, o avanço do Opin é parte fundamental do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), que tem como meta aumentar a participação do setor no PIB de 6,1% para 10% até 2030. Eliseu Tudisco, sócio da PwC Brasil, ressalta: “Cada 1% de crescimento no setor representa R$ 3 bilhões em prêmios.”

A análise de dados, facilitada por essa nova estrutura de compartilhamento, pode levar à criação de produtos personalizados. Por exemplo, um seguro de carro poderia ser contratado por períodos de uso, integrando cobertura financeira e seguro-desemprego, enquanto um seguro residencial dispensaria vistorias complexas. Enquanto isso, seguradoras e Corretores de Seguros estão trabalhando para atender aos requisitos regulatórios e acompanhar as inovações do Open Finance, que já mostra resultados três anos após seu início. Segundo André Truzzi, do Grupo HDI, o Opin tem sido um catalisador para o avanço das APIs no setor: “O Opin contribuiu para a evolução do nosso parque de APIs.”

Assim, a integração promovida pelo Opin não apenas enfrenta desafios, mas também abre portas para soluções inovadoras, que podem transformar a experiência do consumidor e expandir o mercado de seguros de maneira significativa.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN