Notícias | 15 de abril de 2024 | Fonte: CQCS | Nicholas Godoy

Desafios da Cibersegurança no Setor de Seguros Brasileiro: o papel Inovador da Núclea na proteção contra golpes digitais

Com o Brasil classificado como o segundo país mais afetado por crimes cibernéticos na América Latina, dados revelam que quase 60% das empresas brasileiras sofreram ataques cibernéticos em 2023, impulsionando um aumento de 880% na demanda por seguros de Riscos Cibernéticos nos últimos cinco anos, de acordo com a CNSeg. O cenário se intensifica com o recente estudo da Mastercard, que aponta que 84% dos executivos de empresas nas áreas de educação, finanças, seguros, tecnologia, varejo, saúde e telecomunicações citam a cibersegurança como um tema “muito importante”, mas ela ainda não é uma prioridade de orçamento para 23%.

O aumento constante desse número ao longo dos anos tem levantado preocupações entre as empresas, que estão cada vez mais empenhadas em proteger seus clientes e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos e custos operacionais. Em resposta a essa demanda, o mercado está se tornando mais inovador na prevenção de golpes.

A Núclea, uma empresa que oferece diversas soluções de antifraude, tem concentrado seus esforços em apoiar o setor de seguros, baseando-se em sua vasta experiência no mercado financeiro. “Atualmente, possuímos soluções em pleno funcionamento com nossos clientes, como o DETECTAFLOW, que rastreia dinheiro fraudulento, aumentando assim as chances de recuperação de valores. Além disso, utilizamos os dados coletados para gerar inteligência e prevenir a ocorrência de novas fraudes”, explica Raphael Mielle, Superintendente de Antifraude, Cibersegurança e IA da empresa.

Uma das estratégias utilizadas para agregar valor aos clientes é a co-criação, um processo colaborativo para atender necessidades específicas. A Núclea possui um portfólio diversificado de scores e indicadores que contribuem para melhorar as ofertas, mitigar riscos e evitar perdas financeiras. Essas soluções combinam fontes de dados exclusivas, gerando insights valiosos para o processo de tomada de decisão das empresas.

“Estamos monitorando de perto o cenário de antifraude e alertando para a evolução da engenharia social empregada pelos golpistas. Com um ambiente cada vez mais influenciado pela leitura e compreensão de análises de dados, a Núclea busca aplicar toda a sua expertise no mercado de seguros, fornecendo ferramentas que promovam um crescimento saudável neste setor e, por conseguinte, beneficiem a sociedade como um todo”, acrescenta Mielle.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN