Notícias | 23 de agosto de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Desafio de ampliar o acesso aos produtos de seguros

Está no ar o oitavo episódio da segunda temporada do Conversa Segura, uma série do videocast SeguroPod da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Neste novo episódio, Sany Silveira, presidente da CNP Seguros Holding Brasil; Luciano Soares, presidente da Icatu Seguros; e Ivo Machado, sócio-fundador e vice-presidente da Ezze Seguros, debatem como ampliar o acesso da população aos produtos de seguros. 

Dentre os assuntos citados durante a entrevista, os convidados abordaram temas como a influência da tecnologia na contratação de seguros, o desenvolvimento de produtos simplificados, o acesso aos canais de acesso aos produtos e o papel das insurtechs.

De acordo com o presidente da CNP Seguros Holding Brasil, o maior desafio, em termos de oferta, seria fazer com que as pessoas possam compreender a importância do seguro e que passem a ter a percepção de que é simples. Sany destaca que, para as empresas do setor, a comunicação com o consumidor é uma questão essencial. “Em termos de canais, de simplificação em um processo de compra, de entendimento no caso de o segurado recorrer a seguradora”, pontua.

Uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) apontou que, apesar de 96% dos entrevistados já terem ouvido falar sobre seguro de vida, aproximadamente 64% deles não disseram não conhecer sequer um benefício do seguro. 

O presidente da Icatu Seguros cita que as seguradoras também devem se aproximar de cada parcela da população, dando ao cliente a opção de escolher o canal de contato. “Essa simplicidade passa por como estar bem conectado com esses canais para que os produtos possam ser distribuídos de maneira fácil e que consiga tirar essa fricção da venda e do pagamento dos benefícios”, destaca. Soares acredita ainda que a tecnologia pode expandir a conectividade, adequar o produto e, por sua vez, democratizar o acesso.

Para Machado, a tecnologia também funciona como uma forma de baratear a operação, sendo um meio da seguradora ser mais eficiente e melhorar a experiência do cliente com custo mais reduzido. “Os debates que as insurtechs trouxeram para o mercado foi interessante do ponto de vista de melhorar a experiência do usuário”, detalha o sócio-fundador e vice-presidente da Ezze Seguros.

Para acessar o episódio completo do Conversa Segura, clique aqui. Os temas da primeira temporada estão disponíveis aqui.

Próximos episódios do Conversa Segura

No dia 29 de agosto, o programa trará o tema “Seguros de Vida e Previdência Privada”. Em setembro, nos dias 5 e 12, serão veiculados episódios sobre “Capitalização” e “Subscrição de Risco no Contexto da Agenda Climática”, respectivamente. 

O “SeguroPod” faz parte da estratégia da área de Comunicação e Marketing da CNseg de desmistificar a imagem do seguro e ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a importância de adquirir produtos do setor para proteção no dia a dia das pessoas. Para conferir a segunda temporada, clique aqui

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN