Em 2023, a partir das mais diferentes histórias de segurados e não-segurados, o Tá Seguro, videocast que ajuda a traduzir o universo dos seguros, destrinchou erros e acertos na escolha dos produtos disponíveis à população conforme cada situação – da pimenta consumida no Peru que quase estragou uma viagem inteira ao carro que ficou preso numa enchente no litoral paulista, passando pelos perrengues que todo “pai de pet” quer evitar, além dos problemas que nenhum dono de restaurante quer ter com os clientes.
Com base nessas mais diversas situações, o InfoMoney separou as 8 melhores “lições” sobre seguro que os especialistas do mercado ensinaram a quem acompanha o videocast – seja no YouTube ou nas plataformas de áudio – ao longo do ano, e que podem ser valiosas para iniciar 2024. Confira abaixo:
Lição 1: Gastos com saúde podem custar caro
Essa máxima vale não só para humanos, mas até para os pets. No episódio de estreia do programa, um viajante profissional conta como quase teve a viagem ao Peru arruinada por conta de uma intoxicação alimentar causada por uma pimenta, e como o seguro-viagem o ajudou a recuperar a saúde a tempo de curtir os passeios programados.
O cancelamento inesperado do seguro-saúde de uma professora aposentada e como a situação foi revertida foi tema do programa 20. Já no episódio 8, o tutor de duas pet influencers conta os sustos que já levou com a saúde das cachorrinhas – só para citar alguns exemplos, uma dela perdeu um dente em uma brincadeira, enquanto a outra ralou o focinho em um muro. Nesses programas, especialistas explicam como o seguro pode reduzir os gastos com consultas, exames e procedimentos e quais são os direitos dos segurados.
Lição 2: Eventos climáticos extremos podem causar muitos prejuízos
Da chuva excessiva à seca intensa, a população em todos os cantos do país sofre de alguma forma com os efeitos das mudanças climáticas. No episódio 9, dois agricultores relatam como utilizam o seguro rural para amenizar prejuízos de safras perdidas devido ao clima.
Nos programas 4 e 21, o foco é nos efeitos da chuva em bens individuais. Proprietários contam suas experiências – opostas – com a indenização do seguro para repor um automóvel que passou por uma enchente e uma residência que perdeu parte do telhado em um vendaval.
Lição 3: Tecnologia gera praticidade, mas também é um risco
É difícil encontrar alguém hoje em dia que consiga resolver a rotina sem utilizar algum aplicativo no celular. Do Pix à rede social, em poucos cliques é possível resolver as mais variadas situações – como a personalização do seu seguro automóvel. É o que mostra o episódio 22, sobre seguro personalizável.
Por outro lado, toda essa facilidade pode gerar muitos riscos ao usuário. A partir de um relato detalhado sobre um sequestro que resultou em um rombo de uma conta bancária, o programa 6 traz orientações sobre como o seguro Pix pode contribuir para reduzir prejuízos financeiros. Já no programa 19, especialistas contam como empresas e usuários podem usar o seguro cibernético para ficarem protegidos de ataques hackers no ambiente digital.
Lição 4: Planejamento pode facilitar a vida financeira – no presente e no futuro
O brasileiro não só está vivendo mais, como também quer viver com qualidade. Para isso, o planejamento pode ser uma mão na roda. No episódio 10 seguradores comentam sobre a evolução do seguro de vida no país, que permite, hoje, que o segurado usufrua de benefícios e assistências a partir o momento da contratação.
Enquanto o programa 16 aponta os motivos que impedem o consumidor de adquirir seguro conforme cada momento de vida e como mudar esse cenário, o programa 18 ensina o passo a passo para adquirir a previdência privada mais adequada ao perfil de cada brasileiro que quer olhar para o futuro.
Lição 5: Todos os negócios – do pequeno ao grande – podem se precaver de riscos
Um cliente inadimplente, insatisfeito com um atendimento ou que sofre um acidente dentro da empresa pode causar prejuízos financeiros e à imagem de qualquer negócio. Como evitar acidentes em restaurantes foi pauta do episódio 15, que trouxe as histórias de dois chefs.
Já o programa 3 mostrou como o seguro de crédito pode fazer a diferença no caixa de empresas que vendem para grandes varejistas ou exportam produtos e serviços. Quem é profissional autônomo também pode se proteger de clientes insatisfeitos com a prestação de serviços – é o que conta um cirurgião dentista no episódio 13.
Lição 6: O perigo pode vir do céu
Qualquer aeronave precisa contratar um seguro obrigatório para sair do chão. É o caso dos drones, que são aeronaves não tripuladas. No programa 7, especialistas detalham quais são as coberturas obrigatórias, bem como as extras.
Aviões com tripulação também precisam de seguro para decolar – o tema é detalhado no episódio 17, que explica ainda como graves acidentes mudaram as regras da aviação no país. A queda do avião do presidenciável Eduardo Campos em cima de um conjunto de casas no litoral paulista mostra, no episódio 11, como o seguro para condomínios funciona para proteger quem está no chão.
Lição 7: Se dá para colecionar, dá para proteger
Um colecionador de tênis compartilha, no programa 14, como funciona o seguro para os milhares de pares que ele passou a expor num bunker transformado em museu; enquanto uma museóloga comenta, no episódio 2, como o seguro a ajudou a levar obras de arte para exposições ao redor do mundo.
Lição 8: Até casamento pode ter proteção
Grandes festivais de música, campeonatos esportivos e até casamentos estão sujeitos a todo tipo de imprevisto e, por isso, podem contar com a proteção do seguro.
O programa 5 explica quais coberturas protegem um casal de ter problemas com fornecedores na comemoração do enlace, além de formas de proteger o público que teve o show do artista favorito cancelado em eventos como o Lollapalooza. Já o episódio 12 conta como os atletas e a torcida podem contar com o seguro nas competições.