Notícias | 3 de abril de 2023 | Fonte: Auto Esporte | Globo

Danos a carros causados por enchentes crescem 48% no verão de 2023

Nem todas as modalidades de seguro incluem desastres naturais — Foto: Auto Esporte

Catástrofe no Litoral Norte de São Paulo impulsionou acionamentos de seguro

A seguradora online Youse relata um aumento de 48% nos acionamentos por danos causados por enchentes no verão de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior

Apesar do aumento nos acionamentos ser previsível durante a estação, a calamidade que aconteceu no Litoral Norte de São Paulo durante o Carnaval impulsionou os números. O município de São Sebastião foi o mais afetado pelas enchentes e deslizamentos. Ao todo, 64 pessoas morreram na região.

Os serviços mais solicitados pelos clientes da seguradora digital durante o verão foram guincho meio de transporte alternativo, respectivamente. Segundo a Youse, 30% das ocorrências foram registradas em São Sebastião.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), ao menos 2,7 mil veículos foram atendidos no Litoral Norte após as fortes chuvas.

Como saber se o seguro do carro cobre enchentes?

Todos os seguros com cobertura compreensiva (mais ampla) incluem proteção contra fenômenos naturais (ventos fortes, enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios).

Porém, como forma de baratear a apólice, algumas empresas oferecem seguros personalizados. Assim, na medida em que o motorista adiciona coberturas, o preço do prêmio aumenta. O plano mais básico normalmente não cobre desastres naturais.

Portanto, na hora de fechar um plano de seguro, é importante que o cliente avalie os riscos das chuvas, principalmente se trafega ou mora próximo de regiões que costumam alagar.

A seguradora pode se recusar a cobrir danos causados por água?

Sim, em dois cenários. Se a investigação concluir que o segurado estava em uma região segura e se aventurou em atravessar uma enchente, os danos não serão cobertos.

Da mesma forma, danos causados por água salgada também estão fora da cobertura. As seguradoras entendem que o carro não deve circular na areia da praia por conta do risco da subida da maré. O cliente terá que arcar com os danos, que em muitos casos envolvem a perda total do veículo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN