Com base em dados obtidos na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a Ituran Brasil apurou, mês a mês, de janeiro a outubro desde ano, o índice de roubos e furtos de motos na região Metropolitana de São Paulo. De acordo com as informações do portal Garagem 360, as ocorrências de furtos e roubos de motos tiveram um aumento de 32,7%: saltou de 19.673 casos em 2022 para 26.107 em 2023.
Na capital do estado, a preocupação é grande, pois o crescimento de ocorrências foi de 39,1%, sendo 64,58% de furtos e 35,42% de roubos. Segundo Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran Brasil, comentou que os motoristas devem ter mais cuidado com o veículo no bairro Vila Mariana. “O destaque entre os bairros é a Vila Mariana, com aumento de 75% nas ocorrências (de 211 para 365), onde o furto predomina com 93,41% dos casos. Também apresentaram crescimento expressivo Santo Amaro, de 20,1% (288 para 346 ocorrências), e Tatuapé, de 15,3% (322 para 369)”.
Em Osasco, os roubos e furtos representaram um aumento de 35%, saltando de 895 para 1.214 ocorrências. No município, assim como na capital, o furto é predominante, sendo 71,33% dos registros. “A área central está em destaque, com um índice de 96,11% de furto”, revelou o especialista.
Além da localidade, os dados obtidos mostraram que houve o crescimento de 39,6% dos casos de veículos com até dois anos de fabricação. Tal índice é uma comparação com o mesmo período do ano passado. Os modelos entre dois e cinco anos também tiveram um destaque negativo: saiu de 5.686 para 7.731, um aumento de 36%.
Outro ponto que foi constatado no estudo foi o modelo de moto que mais registrou ocorrências, entre furtos e roubos. A Honda CG 160 continua no topo entre os veículos com maior número de casos: nos últimos 10 meses, foram 41,6% casos. A Yamaha Fazer 250 fica logo atrás com um aumento de 25,6% registrados.
“Um dos destaques foi o salto de 113,4% em roubos e furtos de modelos Yamaha XTZ250 Lander. Desde maio, as ocorrências para esse modelo vêm em alta. Os bairros preferidos estão na região da zona sul da capital: Capão Redondo, Campo Limpo e Santo Amaro”, finalizou Correia.