A Zurich escolheu o Paraná como ponto de partida da primeira edição da Caravana Zurich em 2025 — uma decisão estratégica impulsionada pelos expressivos resultados alcançados pela filial na região. Considerada uma das mais bem posicionadas para os negócios da seguradora no Sul do país, a unidade paranaense registrou um crescimento de 11% em prêmios emitidos por meio dos corretores de seguros.
Entre os ramos com melhor desempenho em 2024, destacam-se o seguro residencial, que apresentou uma impressionante expansão de quase 320%, e o seguro garantia, com alta de 115%. João Amato, diretor comercial da Regional Sul da Zurich Seguros, afirma que os resultados da filial de Curitiba acompanharam o bom momento da regional como um todo.
“Nossos bons resultados nos dão força para continuar apostando na região, que é caracterizada por grande diversidade de empresas e maior cultura de seguros, o que motiva consumidores a buscarem proteção para seus bens e patrimônio”, disse o executivo.
Na Região Sul, o crescimento total da Zurich foi de 12,8% no ano passado, considerando as vendas realizadas pelos corretores locais. No segmento corporativo, o seguro garantia liderou com aumento de 21%. Já no segmento de pessoas, o seguro residencial cresceu 145%, o seguro de vida superou os 11% e o seguro auto atingiu 6,5%.
Além do desempenho no Paraná, os planos da Zurich incluem a expansão nos demais estados do Sul, por meio da Filial Digital e das assessorias locais. A companhia também vem intensificando seus esforços para fomentar a conscientização ambiental e promover a contratação de seguros sustentáveis, em sintonia com as novas demandas da sociedade.
A seguradora vem adaptando produtos, como o seguro automóvel e o residencial, para incorporar diferenciais sustentáveis. A Zurich também busca apoiar projetos com impacto ambiental e social positivo. Foram mais de R$ 1 milhão doados para o Rio Grande do Sul, por exemplo, após as enchentes que assolaram a região em 2024”, destaca.
Caravana Zurich e o compromisso com o impacto social regionalizado
Curitiba, que completou 332 anos em 2025, foi o primeiro destino da nova edição da Caravana Zurich — iniciativa que promove ações sociais em parceria com colaboradores e corretores de seguros. A ação beneficiou a Instituição Incanto, uma ONG local dedicada à transformação da vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A atividade contou com a participação de 18 voluntários, entre colaboradores da Zurich e corretores parceiros, e envolveu mais de 50 crianças da instituição. Além disso, a seguradora realizou a doação de brinquedos confeccionados com pneus reciclados, resultado do manejo responsável de resíduos da operação.
“A ação que promovemos com a Zurich é extremamente significativa para o Instituto, pois reforça o nosso compromisso em proporcionar acesso à cultura, educação e experiências enriquecedoras para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, explica Camila Casagrande, CEO e Fundadora do Instituto Incanto. “Para as crianças, essa ação vai além de um evento ou doação: ela representa um momento de valorização, pertencimento e estímulo ao desenvolvimento pessoal. Oportunidades como essa despertam sonhos, incentivam a criatividade e mostram que há um mundo de possibilidades para elas”, enfatiza.
O Instituto Incanto também integra o programa de Responsabilidade Social da Zurich em 2025, com apoio via Lei da Cultura. A escolha reforça a estratégia de regionalizar as ações sustentáveis da companhia, com foco em deixar um legado positivo nas comunidades onde atua.
Para Nathalia Abreu, gerente de Sustentabilidade da Zurich Seguros, a Caravana Zurich fortalece o vínculo com corretores e colaboradores ao mesmo tempo em que gera impacto positivo nas comunidades. A iniciativa é parte essencial do compromisso social e ambiental da empresa: “A Caravana Zurich é ainda uma das estratégias para estarmos mais próximos e sermos mais relevantes nas regiões em que atuamos, não apenas do ponto de vista de negócios, mas de impacto positivo. Essa ação faz parte da nossa promessa à sociedade e tem como objetivos intrínsecos o nosso propósito e ambição enquanto companhia”, resume.
Rosemeri da Silva, gestora Instituto do Incanto, enfatiza que “com o apoio da Zurich, podemos expandir nossos projetos, investir em novas iniciativas e garantir que mais crianças tenham acesso a atividades culturais, educativas e esportivas de qualidade. Além disso, essa parceria representa uma oportunidade de sensibilizar e engajar ainda mais pessoas e empresas na causa social, criando uma rede de impacto positivo”, finaliza.