Com interface remodelada e recursos para monitoramento das operações, o Crivo 4.0 gera inteligência de dados para o negócio
A Crivo, desenvolvedora nacional de software para análise e decisão de crédito e risco, anuncia o lançamento do Crivo 4.0 no segundo semestre deste ano. As mudanças da nova versão foram definidas, principalmente, com base em um levantamento realizado com os clientes. A mais visível ocorreu na interface com o usuário, que foi objeto de estudos de usabilidade e ergonomia para, então, ser completamente redesenhada.
“Estamos incorporando funcionalidades que já preparam as empresas para as mudanças previstas na área de crédito e risco nos próximos dois anos”, afirma Daniel Turini, sócio-diretor da Crivo.
O Crivo 4.0 está sendo projetado para atender ainda mais as necessidades dos bancos, seguradoras e empresas de telecomunicações, principais segmentos atendidos pela empresa. Entretanto, o software também ganhou um conjunto de funções definidas para atender a demanda crescente da área de varejo e cartões.
“Pela flexibilidade na definição de políticas de crédito e risco, o Crivo pode se adaptar a qualquer vertical. Apesar de algumas funcionalidades terem aplicação mais direta, como em emissão de cartões de crédito, nada impede que esta mesma funcionalidade seja utilizada em uma seguradora para analisar o risco de seguro de um veículo”, explica Turini.
O novo software conta com uma interface simplificada para o usuário e administrador, executa, em tempo real, a atualização dos drivers (mecanismos de acesso as fontes de informação) e monitora as operações realizadas por meio de um console. “O cliente pode monitorar desde aspectos técnicos, como performance, tempo de resposta das fontes e da decisão do Crivo até aspectos de negócio, como níveis de aprovação de crédito, rejeição de clientes etc”, destaca Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento das Crivo.
A nova versão ainda permite o envio de e-mails sobre decisões de crédito direto do sistema e a documentação de fontes. Este último recurso possibilitará que o usuário tenha acesso ao descritivo de cada fonte. Em outras palavras, saberá exatamente como funciona e para o que serve, podendo escolher as melhores alternativas para cada tipo de consulta.
“Este recurso propicia, de forma simples, a descoberta de fontes de informação que possam reduzir custos e riscos no processo de tomada de decisão”, afirma Turini.
Por fim, o software permitirá a tomada de decisões de crédito mesmo em casos de ficha cadastral incompleta. A partir do cruzamento de informações parciais de diversas fontes, uma ficha cadastral poderá ser totalmente preenchida. Assim, o cliente poderá tomar a decisão de crédito com menos riscos de fraudes.
A solução está sendo desenvolvida na tecnologia .Net framework 3.5, a mais recente da Microsoft. Isso garantirá a aderência a modernos padrões de desenvolvimento e integração, além de ganhos em performance, robustez e flexibilidade do software