A operadora de planos de saúde You Saúde enfrenta uma crise em Manaus, com a perda de parcerias com hospitais locais, o que tem prejudicado o acesso a serviços médicos essenciais. Alguns clientes relataram ao Portal AM POST as dificuldades encontradas com o plano, levantando preocupações sobre a possível falência da empresa.
A Hospital Check Up emitiu comunicado informando que suspendeu nessa segunda-feira (3) todos os serviços aos beneficiários da operadora You Saúde. “Essa situação se aplica a todos os serviços: Emergência, Procedimentos cirúrgicos eletivos, Internação, Exames de imagem e laboratoriais, Consultas”, disse o hospital.
Essa decisão tem gerado dificuldades significativas para os clientes da operadora, uma vez que o Check Up era um dos principais prestadores de serviços da You Saúde.

Em contato com o Hospital Santo Alberto, na zona Sul de Manaus, a reportagem do Portal AM POST, foi informada que eles também não está mais atendendo clientes da operadora You Saúde. Questionada sobre o porque da suspensão da parceria, a atendente disse que “por questões administrativas”.
A situação enfrentada pela You Saúde pode indicar uma trajetória semelhante à de outras operadoras de saúde no Amazonas, como Unimed e Fama, que também tiveram sérios problemas operacionais no passado.
Diante desse cenário, os beneficiários são aconselhados a analisar com cuidado o plano de saúde a ser contratado, a fim de evitar possíveis transtornos no futuro.
Reclamações:
A operadora de planos de saúde You Saúde está no centro de uma crise que afeta diretamente seus clientes em Manaus.
Usuários do plano têm recorrido ao Portal AM POST para relatar as dificuldades enfrentadas. Uma das clientes, que preferiu não se identificar, expressou sua frustração: “Não indico o plano pra ninguém. Péssimo. Acredito que devam estar falindo”, disse. Esse sentimento de descontentamento tem sido ecoado por outros usuários em diversas plataformas.
Nos comentários do Google também tem alguns relatos de clientes expondo problemas com a empresa.
“Me encontro gestante e nenhum obstetra ofertado na rede credenciada atende o plano, quer dizer, de toda a lista, verdadeiramente 2 atenderam o telefone, pois existem diversos números que sequer são de médicos ou clinicas. Já tive uma experiência péssima, devido a uma negativa de atendimento emergencial, no qual fui encaminhada forçadamente ao SUS, mas já entrei com ação judicial contra o plano e farei uma denúncia a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, disse outra cliente.


Em comentários recentes na página da You Saúde Manaus, outras pessoas também reclamaram da empresa. “Ainda aguardando essa restruturação, já retirou um hospital que atendia, no app vive com problema de acesso ao servidor, que não consigo ver outras opções, está deixando bastante a desejar”, escreveu um internauta.
“Tô vendo que vai falir”, disse outro.

Resposta
A reportagem do Portal AM POST procurou a You Saúde e pediu um posicionamento sobre o caso. Em nota, a empresa disse que a rede credenciada da operadora passou por um ajuste que reformulou a base assistencial e as instituições prestadoras de serviço.
Leia nota completa:
A You Saúde esclarece que nenhum de seus beneficiários tiveram os serviços suspendidos em Manaus. Todavia, para melhorar o acolhimento das vidas sob cuidado na cidade, a rede credenciada da operadora passou por um ajuste que reformulou a base assistencial e as instituições prestadoras de serviço.
Nesta reformulação, a You Saúde indica apenas uma mudança de fluxo no atendimento dos pacientes. Logo, todos os atendimentos para adultos serão dirigidos ao Hospital Português, sendo este o ponto de acolhimento tanto para urgência, emergência, procedimentos médicos essenciais e eletivos.
Além disto, a You Saúde segue investindo em novos recursos e ampliando a rede credenciada em Manaus. Prova disso é a recém inauguração de um Pronto Atendimento Pediátrico na clínica Med+ Vacinas, que opera imediatamente e disponível 24 horas. Também integra o planejamento de expansão um novo Pronto Atendimento Obstétrico, com previsão de conclusão e operação em até dez dias úteis.