Nos dias 12 e 13 de novembro, o Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), recebeu a 6ª edição do CQCS Insurtech & Inovação, o maior evento de inovação em seguros da América Latina. O encontro contou com a participação de inúmeras lideranças do mercado de seguros, que, presentes em diversas plenárias, discutiram as principais tendências do setor. O CEO da CAIXA Seguridade, Felipe Montenegro, e o Diretor Comercial e de Marketing da CAIXA Vida e Previdência, Rafael Domingues Conessa, marcaram presença no encontro e debateram temas como tecnologia e capacitação dos profissionais do setor.
O cliente no centro do negócio foi um tema amplamente discutido no CQCS Insurtech & Inovação. Felipe Montenegro destacou que questões como informática, TI e inteligência artificial estão diretamente ligadas a uma melhor experiência. “O nosso papel social é garantir que o cliente tenha um produto adequado às suas necessidades. Mas como desenvolver produtos mais adequados aos usuários? Acredito que a primeira fase dessa detecção envolve estudos sobre o comportamento da sociedade, para que possamos nos adaptar de forma eficaz. Nossa responsabilidade é trazer segurança para o cliente”, disse.
Felipe pontuou ainda que, após essa fase inicial, o próximo passo é tornar o processo de utilização do seguro o mais simples possível, especialmente no momento do sinistro. “Precisamos tornar esse momento o mais humanizado possível, porque, quando o cliente liga, ele não queria precisar ligar. A tecnologia, portanto, serve para disseminar o seguro, espalhar a mensagem de que ele protege e que é acessível para todos. Ela também facilita a autorização de processos e a gestão eficiente das apólices”, afirmou.
No mercado atual, as plataformas de capacitação para corretores surgem como ferramentas indispensáveis. Dotadas de inúmeros aparatos tecnológicos, elas proporcionam atualizações constantes, gerando diferenciais competitivos. Rafael Domingues Conessa ressaltou que, muitas vezes, os indivíduos buscam capacitação pela necessidade de aumentar receitas. “No mercado de seguros, isso seria representado pelo interesse no aumento da carteira e na melhoria do atendimento aos clientes”, frisou.
O executivo também destacou os aspectos que dificultam a busca ou a conclusão da capacitação, como barreiras geográficas, disponibilidade de tempo e custo financeiro. Para superar essas dificuldades, a CAIXA Vida e Previdência criou algumas soluções. “Criamos o Conecta CVP Digital e o Cine Conecta, com a produção e divulgação de documentários que mostram o impacto dos serviços de proteção e previdência. Também lançamos a metodologia de nano learning, que consiste em pílulas de conteúdo de qualidade dentro do WhatsApp. As pessoas podem interagir com a ferramenta por áudio, vídeo ou texto. Já temos mais de 10 mil certificados emitidos para pessoas que finalizaram os cursos pelo WhatsApp”, concluiu.
A inovação e a capacitação destacam-se como importantes pilares para a transformação do Mercado de Seguros, tornando-o ainda mais centrado no cliente. A tecnologia e o conhecimento atendem às demandas do setor e garantem experiências ágeis, humanizadas e acessíveis. Presentes no CQCS Insurtech & Inovação 2024, as lideranças da CAIXA reforçaram a troca de ideias e reafirmaram o compromisso contínuo da instituição em construir um futuro ainda mais seguro e conectado.