Notícias | 10 de setembro de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli Santos

Corretores dizem que é preciso insistir para resolver pendências de cadastro com a Susep

Há cerca de 40 dias, o corretor Ricardo Borges da Cotaseg Corretora de Seguros, Sorocaba (SP), recebeu o e-mail da Susep de que havia pendências no cadastro. “Sem nenhuma informação do que fazer, ou qual era o tipo de pendência”, diz. A informação que deixou Ricardo um pouco mais aliviado foi que não teria suspensão no cadastro. 

A partir daí, ele disse que passou a pesquisar no portal da Susep e não tinha explicações do que fazer. “Acompanhando o CQCS comecei a ver histórias de corretores que tiveram suspensão e também tinham as mesmas dificuldades. Foi quando comecei a me preocupar e enviei um e-mail para [email protected]”, recorda. 

Ricardo destacou que depois de 20 dias obteve a resposta com as orientações do que deveria fazer. Ele diz que o email veio com a orientação e o passo a passo:  “Precisava enviar a cópia do contrato social novamente, segui todas as orientações e deu certo”, revelou. 

Para ele, o processo foi simples, mas Ricardo destaca que uma pessoa com menos experiência de navegação no portal da Susep pode ter um pouco de dificuldade. “O local onde clicar no passo a passo fica no canto superior esquerdo, quem utiliza o portal está esperando um botão de cadastro, ou algo do tipo, mas o local a ser clicado são os três “risquinhos” ao lado do logo da Susep”, ensina. 

Ricardo alerta que poderia ser mais intuitivo se o campo de dados cadastrais estivesse do lado direito. “Ou ainda um botão na tela RESOLVA SUA PENDÊNCIA AQUI”, sugere. 

O Corretor revelou estar mais aliviado porque já verificou que não consta mais nenhuma pendência em seu cadastro. “Sinto a Susep muito distante dos Corretores de Seguros, com poucas funcionalidades e canais de informações. Como Corretor de Seguros a experiência de atendimento com a SUSEP parece ser sempre morosa e burocrática”, afirma. 

Ele aconselha ainda que os corretores que não conseguiram resolver ou identificar a pendência usem o email. “Foi o único canal que me respondeu muitos dias depois. O meu conselho é tentar por esse caminho, enviar todos os dados da corretora, perguntar qual a pendência e ter paciência”, sinaliza. 

A corretora Maristela Marques do Carmo, da Lastro Corretora, de Belo Horizonte, concorda com Ricardo que é preciso insistir.  Ela recebeu o email no dia 18 de agosto informando que faltavam documentos no cadastro de Pessoa Jurídica. “Respondi a mensagem no dia 23 de agosto solicitando que informassem quais seriam os documentos faltantes porque eu acessei o site da Susep e não havia localizado a pendência mencionada”, relata.  

Dias depois, dia 8 de setembro, Maristela teve resposta sobre os documentos que estavam pendentes. “No mesmo email enviaram um link para eu acessar e fazer as correções. Para o passo a passo ou dúvidas eu teria que acessar o manual que eles enviaram no mesmo e-mail”, relata. 

Maristela conta que no mesmo dia (08/09) tentou, por várias vezes, enviar o documento (no caso dela, o Contrato Social da corretora), mas sem sucesso. “Mais uma vez enviei um e-mail informando que não estava conseguindo enviar o contrato social. No dia seguinte pela manhã, tive resposta com o passo a passo para fazer o envio do contrato e dessa vez, consegui”, afirma. 

Na manhã desta sexta 10/09, ela compartilhou no Bom dia Seguro, grupo do Whatsapp administrado pelo CQCS, que recebeu nova mensagem informando que todas as pendências foram resolvidas. “Observei que após o envio do meu segundo email, o retorno foi muito ágil. Acho que os corretores que não estão conseguindo ajuda têm que insistir”, alerta. 

O corretor Ricardo Guarnieri Dornellas, da 3D Brasil Agro Corretora, em Jaú (SP), levou uma semana para resolver o problema no cadastro. Ele conta que fez contato com a autarquia depois da mensagem informando a pendência. “Respondi o email  informando que meu cadastro PF estava totalmente ativo e sem pendências. Para eles verificarem se tivesse problema queria ser orientado sobre o que fazer”,  conta. 

Em seguida, Ricardo recebeu um email solicitando a inclusão do CNPJ, do contrato social com suas modificações, tudo em um único arquivo PDF no cadastro da empresa no site da Susep. “Fiz exatamente conforme orientações e a pendência foi sanada no mesmo instante que enviei a documentação”, diz 

Para ele, está faltando diálogo. Ricardo diz que chegou até a falar por telefone na Susep. “Eles me orientaram a pedir orientação formalmente no e-mail”, revela.  

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN