Os corretores de seguros de Vila Velha serão beneficiados com a entrada em vigor da lei que reduz a alíquota do ISS de 5% para 2%.
O benefício fiscal está contemplado no projeto de lei (004/08), apresentado pelo Poder Executivo, e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores no final do mês de abril. No dia 17 de maio, durante um café da manhã, o prefeito do município, Max Filho, sancionou a lei em solenidade que contou com a presença do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, de corretores de seguros e de representantes de seguradoras.
A redução do imposto é uma reivindicação antiga dos profissionais de Vila Velha e as negociações que antecederam o envio do projeto para a Câmara de Vereadores foram conduzidas pelos corretores de seguros Nilcio Côco e Cláudio Merlo. Os dois foram responsáveis pelas articulações que deram origem ao projeto. “Há mais ou menos um ano e meio iniciamos as negociações para viabilizar a redução. Tivemos que fazer um trabalho de convencer a prefeitura de que a redução representaria ganhos futuros para o município”, afirma Nilcio Côco.
A proposta foi apresentada inicialmente ao secretário municipal de Finanças, Saturnino Mauro. Nilcio Côco, que tem uma corretora sediada em Vila Velha, acredita que o benefício fiscal é uma questão de justiça com os profissionais da cidade e uma forma de incentivo à instalação de novas empresas no município. “Os colegas em Vitória já recolhem 2% de ISS”, diz.
O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, diz que essa é mais uma conquista dos corretores de seguros, que mostram sua importância para a economia local. “O mercado de seguros tem crescido muito no Espírito Santo e os corretores são os responsáveis pela maioria dos negócios realizados no segmento”, afirma. José Romulo fez questão de destacar que, apesar do apoio do sindicato, a iniciativa de Nilcio Côco e de Cláudio Merlo foram fundamentais. “O sindicato não se faz sozinho, mas com a participação de todos os associados”.