Em evento comemorativo ao Dia do Corretor, profissionais preveram mercado até três vezes maior em breve.
Dentro dos próximos cinco anos, a procura por seguros automotivos, residenciais, empresariais e de vida e previdência deverá ser três vezes maior não só em Mogi das Cruzes, como em todo o País. Ao menos essa é a expectativa de profissionais do segmento na Cidade, que comemoraram no último dia 12o Dia do Corretor de Seguros.
Para eles, a data guarda motivos para comemorar, já que com o atual mercado aquecido, a estimativa é de que o setor cresça de 7% a 10% apenas neste ano.
“Temos um fator muito positivo que é o aumento na venda de veículos. Além disso, estamos com uma economia estabilizada e a própria população mudou a cultura e hoje pensa muito mais em proteger seu patrimônio. Diante de tudo isso, acreditamos que nosso setor crescerá em até 10%, o que está acima do mercado, já que a previsão é de que a economia tenha um crescimento de 4% a 5%”. Avalia o corretor Fábio Ferreira, que também preside o Clube dos Corretores e coordena o Sindicato dos Corretores de São Paulo (Sincor-SP).
Apesar de ter registrado um aumento na procura por seguros nos últimos anos, o corretor avalia que ainda há um grande potencial de crescimento no mercado brasileiro. “Aproximadamente 50% dos veículos na Cidade ainda não possuem seguro e essa ainda é a linha mais procurada pela população?, diz.
Já o proprietário da Corretora de Seguros Nogueira e Valladez, Wilton José Nogueira, que também é diretor regional do Sincor, está otimista com a vinda da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016 para o Brasil. “Isso influencia diretamente nosso setor, já que deve aumentar o risco de viagem, de transporte, entre outros, e consequentemente haverá maior procura por seguros. Aliás, nos próximos cinco anos, já sentiremos bruscamente esse avanço, sendo que a procura deverá ser triplicada”, frisa.
Há 20 anos trabalhando como corretor de seguros em Mogi das Cruzes, Nogueira conta que o avanço na tecnologia influenciou diretamente na qualidade do serviço prestado. “Hoje, estamos passando por uma das melhores fases do ramo. A informatização das vendas tornou o serviço mais ágil, assim como o acesso à informação. Atualmente, temos condições de, em poucos minutos, passar todos os dados de um seguro para o cliente. E o corretor consegue mapear exatamente as necessidades e melhores produtos para atender o perfil do segurado”, descreve.