As vendas de Natal confirmaram as expectativas positivas dos varejistas on-line e, em muitos casos, superaram as projeções de crescimento dos sites de comércio eletrônico. No Submarino, cuja previsão era crescer 45% em relação à temporada do ano passado, as vendas aumentaram 60%. Na Mirácula, que cria lojas de parceiros e as hospeda em seus computadores, os negócios cresceram 75,5%, ultrapassando os 55% previstos. O movimento também não decepcionou no Extra.com, do grupo Pão de Açúcar. O número de pedidos aumentou 40%, dentro da faixa prevista, entre 35% e 40%. Os corretores que lideram a distribuição on-line também apontaram um crescimento na procura por seguros de automóveis e planos de previdência.
Atentos à oportunidade, os sites iniciaram grandes promoções. O Submarino está oferecendo, até o dia 12, produtos com até 70% de desconto. O Extra.com planeja emendar duas promoções. Até o dia 2, faz liquidação com as lojas físicas, com preços até 60% menores e parcelamento em até 12 vezes sem juro, dependendo do produto. Depois, estende até o dia 11 um saldão exclusivo na internet. A ServTaurus Corretora de Seguros lançou uma promoção de férias com 70% de desconto na franquia, válida apenas para os internautas de Brasília e a Proseg Seguros, empresa também do centro-oeste, lançou um promoção conjunta com o site da revista Quatro Rodas.
O desafio agora é elevar o número de usuários da internet que efetivamente compram na web. Embora os dados variem, é consenso que o total de pessoas que compram na web é equivalente a algo entre 10% e 15% da base de usuários de internet no país, o que significa um grupo de 2,5 milhões de pessoas, restrito em relação ao público potencial.
Os prognósticos, porém, são positivos. A previsão, segundo o instituto e-bit, é de que o e-commerce vai movimentar R$ 1,6 bilhão em 2004 – não incluindo passagens aéreas, carros, crédito, ações, previdência e seguros -, com aumento de 30% sobre o R$ 1,2 bilhão de 2003. Para algumas lideranças do setor de seguros esse será o ano dos corretores conquistarem seu espaço no varejo on-line. De acordo com o Quem é Quem em Serviços On-line do Seguros.com.br o trafégo agregado dos sites de corretores já supera o trafégo dos seguradores.