Corretor questiona Susep sobre seguradoras que trabalham com cooperativas
Área de interesse: Debate Seguro
Nome: celio sanz
E-mail: celiosanz@uol.com.br
Empresa: prodesc corretora
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Assunto: Gostaria da opinião da Susep quanto as Seguradoras que estão se unindo as “Cooperativas e Associações” . Como a cobrança do prêmio securitário é net para essas, quem efetivamente cobra do agora “segurado/cooperado/associado” são as Cooperativas/Associações> Naturalmente o corretor fica fora desse produto pois trabalhamos com seguro emitido e cobrado por uma Seguradora. O que fazer? Essas seguradoras vão desenvolver um produto similar para os corretores ou teremos que montar uma Associação para ter acesso ao mesmo? Se a Susep não se pronunciar rápido, os corretores terão que vender os produtos dessas entidades que muito nos prejudicam. Aí ficamos a mercê dos corretores cativos dessas entidades, sem direiro ao comissionamento normal e as renovações. Não é seguro, não é justo. Eles cobram taxas de adesão o que não é permitido no seguro e a diferença entre o preço net e o recolhido por elas, é lucro. Também quero. CQCS, AJUDE-NOS.
Susep Responde: O produto oferecido pelas associações/cooperativas é ilegal, e crime contra o sistema financeiro. Os responsáveis pelas empresas serão punidas na forma da lei.
Caso o consulente possua documentação que comprove a irregularidade, que encaminhe a SUSEP para apurarmos os fatos e providenciarmos as medidas cabíveis para encerrar as operações da empresa ilegal.
CQCS Responde: Estamos publicando a sua demanda para que os colegas se manisfestem.
Att,
Andre Belém