O corretor Ricardo Martins é sócio da corretora Garibaldi Martins, sediada em Belo Horizonte. Ele conseguiu o 3º. lugar em concurso nacional para agente financeiro, em prova realizada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias (Ancord), entidade representativa do mercado de capitais.
O resultado no exame, de acordo com Ricardo, afere sua dedicação. “Desde o início, fixei uma meta de acertar, no mínimo, 80% da prova. A posição final é uma recompensa pessoal, mas acredito que todos aprovados têm seus méritos”, afirma.
Nesse contexto, o profissional de seguros – que trabalha desde 1998 com Vida e Previdência e, desde 2006, com todos os ramos – lembra que sua performance só foi possível graças ao método de estudo, que incluiu empenho durante a noite e nos fins de semana, além da realização de simulados, embora tenha se decepcionado com o acervo das bibliotecas públicas.
“Em todo caso, vale destacar que a prova não é só conhecimento. Para passar, precisamos estar aptos no aspecto psicológico. Ou seja, a dica é se preparar também emocionalmente”, reforça.
O sucesso dele é creditado ao apoio da XP Investimentos. “Desde o início, a XP foi importante, inclusive por estar presente na mídia especializada, divulgando a oportunidade. Além disso, o material da empresa ajudou bastante na preparação”.
Depois de aprovado, Ricardo já freqüentou outro curso da XP de integração para Afiliado. “Estou muito empolgado e tenho a certeza que, para continuar crescendo profissionalmente, o aprendizado deve ser permanente”.
Sobre o futuro, ele enfatiza que vai conciliar a atividade como corretor de seguros e agente de investimentos. “A Garibaldi Martins já tem algumas divisões e agora pretendemos incorporar a oferta de novos produtos para uma clientela especial, na forma de upgrade operacional. Vejo meu trabalho, portanto, como uma atuação integrada nos dois segmentos”, declara.