Notícias | 21 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Carla Boaventura

Contar com um seguro auto ameniza prejuízos causados por enchentes

Fortes chuvas tem chegado surpresa de norte a sul do país e são responsáveis por diversos danos nos automóveis. Em alguns locais chegou a chover 400mm em 12 horas, em outros, mortes já foram contabilizadas. No caso de automóveis, pode haver danos desde o sistema elétrico até o motor ou mesmo a perda total do carro, principalmente durante alagamentos.

Há casos em que os danos são inevitáveis, então contar com um seguro auto ameniza o prejuízo e garante a locomoção do condutor sem maior dor de cabeça. No seguro auto da HDI, é possível encontrar, por exemplo, a cobertura de danos causados pelas enchentes, que protege o veículo em caso de submersão parcial ou total em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive no caso de veículos guardados em subsolo. O serviço também inclui assistências 24h, como higienização por alagamento, guincho e carro reserva, entre outros.

Além disso, é de fundamental importância que os motoristas se protejam contra eventuais estragos no veículo. A prudência do condutor no trânsito é, por sua vez, a primeira ação preventiva. “Em situações de alagamento, é sempre recomendada a cautela, não se arriscar com o veículo. Escolher passar com o carro pela enchente em vez de estacioná-lo e procurar um lugar para se abrigar coloca em risco a segurança do motorista e a integridade do carro”, avalia Carla Oliveira, Diretora de Automóvel da HDI.

Para que o condutor possa trafegar com segurança em situações de alagamento, algumas dicas são:

– Se a água tiver passado da metade da altura da roda do carro, o risco de ficar pelo caminho aumenta bastante, portanto não se aventure.

– Observe o movimento de caminhões e ônibus. Se algum desses veículos atravessar o alagamento ao lado do seu carro, há grande risco de ondas atingirem seu veículo, podendo até deslocar o automóvel.

– Devido ao aumento do esforço do veículo para vencer a resistência da água, é recomendado desligar rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.

– Se o motor morrer, insistir em ligá-lo fará com que ele aspire água e seja danificado.

– Em dias de chuva, a aderência do pneu ao asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN