Proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, a operação existe como se fosse regra normal no dia a dia do comércioA venda casada , manobra utilizada por empresas e comerciantes autônomos para induzir consumidores a realizar a compra de outro produto juntamente com o que realmente procuram, está virando hábito no cotidiano, embora seja crime.
O Código de Defesa do Consumidor define a venda casada como crime contra a ordem econômica e contra as relações de consumo, tornando proibida essa modalidade de venda. Entretanto, esse tipo de imposição é encontrada todos os dias nas relações comerciais.
Um caso recente de venda casada aconteceu com a funcionária pública e publicitária Marianne Catalá Paes de Almeida. Ao renovar o seguro do carro eu fui obrigada a pagar um seguro residencial, que veio junto ao pacote. E se eu quiser fazer a compra separada, não consigo pagar aquele preço específico. Fui advertida que sem o seguro residencial o preço do seguro do carro muda , relata com surpresa.
Diante da necessidade em adquirir o que procurava, o consumidor, por vezes, adere á aquisição daquilo que não estava nos planos. A gente se sente lesado porque é imposta uma coisa que não existe o interesse. Você acaba pagando algo que, no fundo, sabe que não terá utilidade alguma , define Marianne.
Como buscar o Judiciário para discutir a compra casada pode não compensar, o consumidor acaba aceitando a venda dupla. Não compensa entrar nessa briga , finaliza.
É proibido
De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor), Fernando Alvarez, a infração pode ser conferida em diferentes segmentos do comércio. A venda casada é constatada quando alguém procura financiamento para um veículo ou imóvel e a empresa inclui o seguro no contrato, na imposição do seguro para cartões de crédito, provedores de Internet que oferecem conexão rápida mas condicionam a oferta de seus serviços à contratação de um segundo provedor de acesso, empresas de telefonia e televisão que impõem os trios de serviço, entre outros exemplos , relata Alvarez.
Segundo Alvarez, outro fator que prejudica os consumidores na venda casada é a inexperiência das empresas em relação aos produtos e serviços empurrados aos clientes.
Por exemplo, atualmente, a lei exige que seguros sejam realizados por corretores de seguros, profissionais capacitados que sabem orientar os clientes sobre as melhores alternativas.
Geralmente, os seguros impostos por empresas com venda casada não são específicos para cada tipo de cliente e acabam deixando os segurados na mão nos momentos mais necessários , destaca o diretor regional do Sincor.
Serviço
Quem precisar de informações ou quiser reclamar sobre vendas casadas pode entrar em contato com o Sincor (0800-114999) ou o Banco Central do Brasil pelo site www.bc.gov.br ou telefone 0800-9792345 e também com orientações diretamente na Unidade do Poupatempo em Bauru, na seção do Procon.