Notícias | 11 de setembro de 2003 | Fonte: CQCS - Centro de Qualificação do Corretor de Seguros

Consultor diz que chegou a hora da classe C contratar seguros

O mercado deve começar a produzir imediatamente produtos voltados para a classe média baixa. O conselho é do consultor Sachin Mehta, da Value Partners, segundo o qual em um prazo de seis meses a um ano essa camada da sociedade passará a focar o seguro como a “bola da vez” na sua lista de prioridades: “as classes B e C já têm, em linhas gerais, casa própria, eletrodomésticos e um carro na garagem. Agora, precisam garantir esses bens e assegurar a manutenção da própria renda familiar. Esse movimento será natural”, observa o consultor.
Para ele, há a necessidade de aumentar o número de produtos por cliente de modo a melhorar a lucratividade, até porque, afirma Sachin Mehta, “vender para um cliente existente custa cinco vezes menos do que a aquisição de um novo”.
Segundo ele, os grupos estrangeiros planejam novas estratégias para o mercado brasileiro, até para corrigirem os erros cometidos anteriormente, quando tentaram implantar aqui métodos baseados na experiência internacional, sem levar em conta as características locais: “os hábitos e necessidades são diferentes. Foi preciso dar um passo atrás para repensar estratégias”, acrescenta.
Ele ressalta, contudo, que ainda é muito grande o interesse no mercado brasileiro: “a mina de ouro continua sendo o Brasil”, argumenta.
De acordo com o consultor, essa estratégia equivocada acabou favorecendo uma concentração ainda maior da receita do setor nas carteiras dos grandes conglomerados nacionais.

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