Notícias | 9 de julho de 2007 | Fonte: Estadão.com.br

Consórcio e seguro só para os clássicos

Atualmente existem no Brasil, segundo a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), cerca de 9 mil carros com características originais preservadas e de valor histórico relevante. Esses veículos têm pelo menos 30 anos de fabricação e placa preta, o que indica no mínimo 80% de originalidade. Há até uma legislação específica no Código Brasileiro de Trânsito para este tipo de automóvel.

O mercado de serviços já reconheceu que existe um nicho entre os antigos para ser explorado e tem apresentado soluções para um público carente de opções, o que inclui seguro e consórcio exclusivos para clássicos.

Um economista que pediu para não ser identificado é proprietário de um Mercedes 280 SL 1971, o Pagoda,desde o início deste ano. Ele fez um consórcio para carros clássicos e, com um lance, ainda no segundo mês, já conseguiu o carro. “Se eu precisasse dispor de capital para ter o modelo eu iria ficar sem ”, diz ele.

Essa modalidade de crédito para clássicos é uma recente aposta da loja especializada em carros antigos Private Collections, na região do Jardins, e do Rodobens Consórcio. O cliente determina o valor da sua carta de crédito, que pode variar de R$ 23 mil a R$ 450 mil em 30, 75 ou 120 meses.

Todo mês são ao menos três chances de ser contemplado. Além do sorteio, há o lance livre e mais duas opções de lances fixos. Se o carro desejado não estiver disponível na loja quando o cliente for contemplado, ela se responsabiliza em encontrá-lo, seja no Brasil ou no exterior, e entregá-lo ao consorciado. “Oferecemos o meio para que a pessoa realize o sonho de ter um carro que foi marcante em sua vida”, diz Sebastião Cirelli, diretor executivo da Rodobens Consórcio.

O único seguro voltado a carros antigos recebeu o dobro de adesões este ano em relação a 2006. “Havia essa necessidade entre os proprietários, já que eles são extremamente cautelosos com os veículos e raramente saem nas ruas”, explica Cláudio Afif Domingos, vice-presidente da Indiana Seguros, que oferece essa modalidade desde o final de 2004.

Só quem tem um carro com placa preta pode fazer o seguro com cobertura de terceiros e serviços de assistência 24 horas. A apólice é anual, isenta de franquia e o valor é calculado com base na cobertura escolhida pelo proprietário.

“Fiz o seguro de meu Camaro 74 e Fusca 62 desde quando foi lançado. Posso andar mais tranqüilo na rua e não tenho que pagar pelo guincho se precisar do serviço”, justifica o empresário Marcos Rabinovich, que conta com a vantagem do desconto progressivo no valor da apólice, já que ele possui mais de um carro segurado. Segundo a Indiana Seguros, os descontos para os antigomobilistas podem chegar em até 60% .

“O Brasil acompanha o mercado europeu e americano, onde o antigomobilismo cresceu muito. E a nossa recente estabilização da economia tem sido um fator positivo aos colecionadores de antigos ”, diz Roberto Suga, membro da diretoria da FBVA.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN