A corretora Lorena Arantes, da Porto & Aviani Corretora de Seguros (Uberaba/SP), criou uma ficha de cotação para atendimento de potenciais clientes interessados em Seguro de Automóvel. O objetivo é padronizar o atendimento e satisfazer o cliente, sem correr o perigo de perder as ligações dos interessados no produto.
“Quando entra em contato, o consumidor quer ser atendido na hora, mesmo que o corretor não esteja presente. Mas percebi que muitos negócios não se concretizavam, porque os funcionários não tinham uma ferramenta adequada e simplificada para transformar a ligação em futura cotação”, explica Lorena.
Ela contou também que o formulário foi elaborado a partir do estudo dos perfis mais completos das seguradoras, de modo que o resultado atende todos os requisitos básicos para que o corretor faça as cotações e apresente as melhores opões aos clientes.
“É assim que obtemos mais eficácia no atendimento, conseguimos validar os dados e também mapear com precisão a quantidade de ligações que se transformam em negócios. Além disso, fica mais fácil diagnosticar as razões que levaram os clientes a declinar de determinadas propostas pelo preço, por exemplo”, acrescenta.
Com a experiência bem sucedida da ficha de cotação (modelo abaixo), ela ressalta ainda que pretende repetir a experiência com outros procedimentos internos da rotina dos corretores de seguros.