Notícias | 17 de março de 2025 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Congresso ALASA 2025 abre inscrições e promete impulsionar o seguro rural na América Latina

O evento contará com três palestras magnas de especialistas internacionais, trazendo insights sobre as tendências globais no setor agrícola. Além disso, serão realizados nove painéis e mesas de debate, abordando temas como seguros paramétricos e catastróficos, estratégias de proteção para a agricultura e o mercado de resseguros na América Latina. Experiências internacionais de países como Estados Unidos, China, Colômbia, México e Brasil também serão discutidas por um seleto grupo de 45 palestrantes e moderadores.

Sob o tema “Inovação, Sustentabilidade e Cooperação para um Futuro Resiliente”, o congresso debaterá desafios e oportunidades do mercado de seguros agropecuários. Entre os principais tópicos abordados estarão a gestão de riscos climáticos, inovações tecnológicas no setor e estratégias para tornar a agricultura mais sustentável e resiliente. O impacto das mudanças climáticas e as perspectivas de adaptação do setor também estarão em pauta.

Entre as atrações de destaque estão os painéis “Presente e Futuro do Resseguro na América Latina” e “Cooperativas e Seguro Rural: Alianças Estratégicas para o Desenvolvimento do Agro”. Além disso, o evento contará com um Espaço Networking, permitindo interações entre líderes e profissionais do setor, fomentando parcerias estratégicas e ampliando o conhecimento sobre novas tecnologias e práticas no seguro agrícola.

O maior evento da América Latina voltado ao setor de seguro rural, o Congresso ALASA 2025, está com inscrições abertas e promete ser um marco para profissionais e empresas do segmento. Realizado pela Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e apoio institucional da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o evento ocorrerá de 7 a 10 de abril em Brasília.

Outra experiência exclusiva serão as visitas técnicas a três fazendas renomadas: Embrapa Cerrado, Fazenda Malunga e Fazenda Modelo Entre Rios. Com vagas limitadas e transporte incluso, os participantes poderão vivenciar de perto a produção agrícola de alta tecnologia e conhecer as soluções inovadoras aplicadas no campo.

Para Juan Carlos Cortés, presidente da ALASA, o congresso será um ponto de encontro estratégico para promover a cooperação entre países e setores. Segundo ele, “a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos globais serão essenciais para moldar um setor mais seguro e adaptado às novas realidades do campo.”

Já Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, ressalta que o seguro rural é uma das prioridades do setor para 2025, visto que o agronegócio representa 25% do PIB brasileiro, mas apenas 6% da área plantada está segurada. “A pessoa que perde a safra do ano, no ano seguinte vai estar endividada e não consegue pagar o financiamento. O caminho para uma maior segurança no campo passa pela ampliação da oferta de seguros e pela mudança de mentalidade dos produtores brasileiros, esses são passos que precisamos dar, e o seguro está aí para colaborar”, afirma Oliveira.

Os inscritos terão benefícios especiais, incluindo acesso a eventos exclusivos, coquetéis e um jantar de gala com atrações musicais.

O Congresso ALASA 2025 conta com o apoio institucional de diversas entidades brasileiras, como MAPA, OCB, CNA, CNseg, FenSeg, Fenacor, Sincor-SP, FGV-Agro e Embrapa.

As inscrições já estão abertas. Para participar e fazer parte dessa transformação do mercado de seguro rural: aqui

*Conteúdo feito com auxílio de IA

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN