Rio de Janeiro, 12 de maio de 2025. A Superintendência de Seguros Privados (Susep), enquanto Presidente do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), realizou, na manhã desta segunda-feira (12), a Cerimônia Oficial de Abertura da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). O evento aconteceu no auditório do Ministério da Educação em Brasília (DF) e foi transmitido ao vivo pelo Canal da Susep no YouTube, onde a gravação também se encontra disponível.
Com o tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”, a abertura da Semana ENEF reuniu autoridades do governo federal e representantes das instituições que integram o FBEF.
O painel de abertura do evento abordou o tema “Estratégia Nacional de Educação Financeira” e teve como foco a visão das autoridades sobre o papel da educação financeira das crianças e jovens para o futuro do país. Participaram da mesa: o Superintendente da Susep e Presidente do FBEF, Alessandro Octaviani; o Secretário Substituto da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Nascimento; a Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil (BCB), Izabela Correa; o Superintendente Geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Alexandre Pinheiro; o Gerente de Operações do Tesouro Direto da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN/MF), Fábio Barbosa; o Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS), Narlon Nogueira; o Diretor de Normas e Superintendente Substituto da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Alcinei Rodrigues; e o Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (Senacon/MJSP), Vitor Hugo Amaral.
O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, conduziu a abertura e destacou a importância da educação financeira como um instrumento nacional de desenvolvimento, o papel central dos professores nesta jornada e a necessidade de transformar a educação financeira em uma política pública estratégica do mais largo alcance. “Se nós formos capazes de criar estruturas de política educacional para a valorização dos docentes, incorporando-os à nossa trajetória, certamente teremos não uma mera política educacional específica para um setor, mas teremos uma política educacional estratégica para a superação do subdesenvolvimento, para um programa nacional de desenvolvimento que coloque o Brasil onde ele deve e com certeza chegará.”
O segundo painel reuniu membros do FBEF para apresentar iniciativas educacionais e convidar o público a acompanhar a programação da Semana ENEF. Participaram da apresentação: o Coordenador Geral de Estudos Econômicos da Susep, Gabriel Porto; o Gerente de Operações do Tesouro Direto da STN/MF, Fábio Barbosa; o Diretor de Normas e Superintendente Substituto da Previc, Alcinei Rodrigues; o Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Vitor Hugo Amaral; o Chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luis Mansur; a Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, Nathalie Vidual; a Coordenadora de Estudos Técnicos e Educação Financeira e Previdenciária do MPS, Elaine Cavalcanti; e a Coordenadora Geral de Estratégia da Educação Básica do MEC, Ana Valéria Dantas.
Na parte da tarde, a partir das 14h, a Susep promove, ainda, em parceria com CNSeg, FenSeg, FenaPrevi e FenaCap, o evento “Seguros para Todos: educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos”, também em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Canal da Susep no Youtube.
A Semana ENEF segue com uma série de eventos e ações por todo o país, até o dia 18 de maio, promovendo o diálogo e a conscientização sobre finanças pessoais, especialmente entre crianças e jovens. Confira a agenda completa no site oficial da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira.