Notícias | 28 de março de 2025 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Conexões Akad debate presença feminina e desafios no setor de seguros

A Akad promoveu a primeira edição do Conexões Akad, em São Paulo (SP), com foco na presença feminina no setor de seguros. Com o tema “Mulheres que Protegem – Propósito na Carreira & Tendências de Competências Necessárias”, o evento discutiu desafios, oportunidades e a representatividade feminina no mercado. Executivas compartilharam suas experiências sobre liderança, desenvolvimento profissional e inclusão, reforçando a importância de fortalecer a atuação das mulheres no setor.

Mariana Miranda, Head de Marketing e Comercial da Akad, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de dar mais visibilidade às mulheres no setor, especialmente dentro das empresas, onde a gestão de risco muitas vezes é tratada de forma isolada. “É uma atividade que, às vezes, enfrenta muitas dificuldades, inclusive pelo fato de haver muito mais homens do que mulheres”, ressaltou a executiva.

Carolina Lima, Head de Gente e Gestão da Akad, contou que o evento foi pensado para reunir gestoras de risco e promover a troca de ideias sobre carreira, competências e como aproveitar o poder feminino para melhorar a atuação nas organizações. “O evento é uma oportunidade para discutir nossa carreira e como usar o poder feminino para nos tornarmos melhores ferramentas dentro das empresas”, comentou.

Realizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), o 4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil (2022) concluiu que as mulheres representam 54% da força de trabalho nas seguradoras e ocupam 31% dos cargos de liderança. O levantamento também apontou avanços: 56% das seguradoras já adotavam políticas de equidade de gênero em 2021, um aumento significativo em relação aos 28% registrados em 2015. Entre as executivas entrevistadas, 70% reconheceram melhorias na participação feminina no setor, mas 60% ainda não enxergavam igualdade de oportunidades.

O evento da Akad se mostrou especialmente necessário em um setor onde a presença feminina ainda é limitada. “Foi muito bom ver a iniciativa de reunir mulheres, discutindo seu papel na liderança, formas de liderar, independentemente de se comparar entre homem e mulher, mas aceitando seu estilo”, afirmou Andréa Cruz, CEO e Fundadora da Serh1 Consultoria.

Juliana Velozo, vice-presidente de Varejo e Saúde da Thoughtworks na América Latina, comentou a importância da iniciativa para unir mulheres e discutir os desafios da carreira. “Essa iniciativa é muito importante para unir mulheres e discutir os desafios da carreira. Falamos bastante de networking, mas precisamos ter condições de criar esse networking, de conversar e dividir desafios, além de criar trocas que nos impulsionem”, afirmou.

Thais Martins, Consultora de Seguros da Suzano, destacou a importância do evento para fortalecer a rede feminina no setor de seguros. “É um momento para nos apoiarmos, nos fortalecer e trocar experiências, principalmente em um setor que não é fácil, mas que estamos sempre dispostas a trabalhar juntas”, afirmou.

Essas ações são essenciais para criar um ambiente mais colaborativo e transformador. “Para que a gente siga numa pauta mais humana, mais genuína e mais transformadora, que é uma pauta onde gênero não é uma barreira, onde as mulheres se sintam fortalecidas e persistentes”, destacou Patricia Acioli, diretora de Comunicação e Sustentabilidade do Scania Group.

Clique aqui e confira o registro do Conexões Akad.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN