O Grupo Taking, em parceria com a Microsoft, realizou na última quinta-feira, 29, o evento “Conectando o futuro – Como os dados e IA Generativa podem apoiar o Mercado de Seguros nos desafios de 2024″. O evento contou com dois painéis para debater o assunto: o primeiro, com o time de dados do Grupo Taking representado por Ana Helena Fernandes Guimarães e Marcelo Pavani; e o segundo, com a participação de Luiz Nassif, head de seguros do Grupo Taking, Boris Ber, presidente do Sincor-SP, Rodrigo Ventura, CEO e fundador da 88i, e Wilson da Lima Jr, superintendente de tecnologia da Alper.
Marco Romeo, CEO do Taking, destacou a importância do evento junto com a Microsoft. Segundo ele, a primeira vertical de negócios da empresa é de seguros, que é uma área que tem tido bastante investimento. “Nós trouxemos o Luiz Nassif, que foi o CEO da Audatex, que teve uma experiência vasta no segmento para poder fortalecer nosso time e levar as nossas ofertas que nós temos a partir de digital e acelerar asseguradoras na parte de dados, montagem de squad, com gestão, com performance”, comentou o executivo.
De acordo com Romero, o objetivo do evento foi “democratizar um pouco mais a partir de dados que nós sabemos que todo mundo sabe o que tem que fazer, mas não sabe como fazer”.
Nassif, que assumiu o cargo há pouco tempo, disse estar há 25 anos no mercado de segurador e que sua paixão é a Tecnologia da Informação (TI). Para o profissional, a TI só funciona quando ligada a necessidade estratégica da empresa e do cliente. Além disso, em relação ao objetivo do segundo painel, ele comentou que a área para o mercado segurador ainda possui algumas lacunas e que há uma tentativa para transformar isso.
“Então, junto a Taking, eu tenho como principal meta poder unir essa área de TI junto com a área de negócio estratégica da seguradora, do corretor, para gerar valor e satisfação para o nosso mercado”, contou Nassif.
Rodrigo Ventura, CEO da 88i, disse que se sentiu muito feliz em estar ao lado de corretores tão importantes e debater sobre inteligência artificial e o futuro dos seguros. Ele contou ainda sobre seu entusiasmo com “a possibilidade de seguros mais inclusivos, com ofertas certas, no momento certo, ao preço certo, de forma dinâmica e em tempo real”.
Boris Ber, presidente do Sincor-SP, agradeceu o Grupo Taking pelo convite e disse achar importante o corretor de seguros se posicionar e compreender a transformação digital que está ocorrendo rapidamente no mercado. Na oportunidade, o executivo falou sobre o Open Insurance, considerado por ele “outro grande desafio”, além da transformação. “O Open Insurance é um outro grande desafio atrelado também a isso [a transformação digital], mas principalmente para marcar a importância do engajamento do corretor tanto para os provedores quanto às seguradoras, mas principalmente para si próprio”.
Wilson de Lima Júnior, superintendente de tecnologia da Alper, pontuou que o painel do evento teve uma abordagem muito interessante, pensando em “tecnologia e pensando também no que hoje o mercado de seguros apresenta, do ponto de vista de seguradora quanto do ponto de vista de corretoras”. Sobre a inteligência artificial no mercado, ele disse que a tecnologia alcança os indivíduos em algum momento, de certa forma, e, quando colocada a favor dos negócios, gera uma vantagem competitiva.