Notícias | 20 de setembro de 2024 | Fonte: CQCS

Concorrência no Setor de Seguros fortalece solvência e boas práticas, afirma Superintendente da Susep

Reprodução: Jota

Quanto mais concorrência, mais robusta a possibilidade de serem alcançados bons níveis de solvência e bons comportamentos contratuais. A afirmação foi feita pelo superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, ao participar do podcast Ibraccast 360, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac).

Segundo Octaviani, para a Susep, a introdução de concorrência “é uma premissa desde o início”.

Ele ressaltou ainda a importância dos grupos de trabalho que a autarquia criou para debater novas políticas e normas para o resseguro, a segurança cibernética e o acesso ao seguro no Brasil. “Nós entendemos que não tem outro jeito de fazer política pública e regulação setorial, senão incorporando as várias visões sobre o mercado”, afirmou.

Ele apontou, entre as medidas que podem viabilizar o acesso de novos consumidores e o aumento da concorrência no setor o sandbox regulatório e a regulamentação das associações de proteção patrimonial.

NORMA.

Nesta quinta-feira (19), a Susep baixou nova portaria que ajusta os termos de norma anterior através da qual foi criado Grupo de Trabalho (GT), de natureza consultiva, com a finalidade de discutir, levantar sugestões ou contribuições e, se for o caso, desenvolver propostas de aperfeiçoamento legislativo ou regulatório para a Política Nacional de Resseguros.

O texto ratifica que o grupo será composto por servidores da Susep e representantes de entidades do mercado de seguros, como a CNSeg e a Fenacor, e de outros segmentos econômicos, incluindo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), a Confederação Nacional do Transporte (CNT),  a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), entre outros.

O GT deverá concluir os seus trabalhos em até 60 dias, apresentando, ao final dos trabalhos, relatório sobre as discussões havidas.

Um comentário

  1. CELIO NUNES SILVEIRA

    23 de setembro de 2024 às 17:45

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN