LAURIMAR COELHO
Surgem no mercado cada vez mais ofertas para aquisição de veículos novos e usadospor meio de títulos. Mas é preciso avaliar o rendimento do dinheiro aplicado
Uma nova modalidade de plano para aquisição de veículo está se alastrando no mercado. São os títulos de capitalização, que prometem ser uma opção ao financiamento e consórcio. Eles oferecem planos de pagamento em 24, 36, 50 ou 60 meses, mas será que valem a pena?
Segundo o analista financeiro Miguel de Oliveira, esta não é a melhor forma de aquisição para carros. `É um produto parecido com uma poupança.` Só que o consumidor paga uma quantia mensal e concorre a sorteios pela Loteria Federal. `Ele recebe uma seqüência de cinco números válidos por todo o contrato. E, por este método, significa que as chances do consumidor ser sorteado são reduzidas`, explica.
Oliveira diz que se o comprador chega ao final de um plano de 60 meses sem ser sorteado, por exemplo, ele pode não ter a quantia acumulada suficiente para comprar o bem. `Os títulos de capitalização têm rendimento similar ao da poupança que está em torno de 0,70% ao mês e os carros, principalmente os novos, têm aumentado muito mais do que isso`, alerta. Ao final do plano, o cliente resgata 100% das mensalidades já pagas, com correção pela Taxa Referencial de Juros (TR).
O índice de reajuste mensal dos veículos novos tem girado entre 1,5% e 2%, em média.
Antonio Carlos Restum Gabriel, diretor de Marketing da Sulamérica Capitalização, rebate a afirmação de Oliveira dizendo que os títulos são vantajosos, porque o cliente concorre a oito sorteios mensais, não precisa de avalista e tampouco comprovar renda. `Ao contrário de um consórcio, na capitalização ele não tem vínculo com grupos. Se não puder pagar as mensalidades (veja quadro), recebe parte do valor pago na hora, com base em uma tabela. Se sorteado, pode pegar parte do dinheiro recebido e reaplicar em um novo plano.`
No primeiro ano do plano, o consumidor paga o valor a ser captado dividido pelo total de meses, sem acréscimo. A partir do segundo ano, essas mensalidades passam a ser corrigidas anualmente pelo IGP-M.
Gabriel diz que mesmo que o cliente seja sorteado e resolva comprar o carro, pode continuar depositando. No final do plano, recebe o valor do título e ganha um bônus de até 8% sobre o valor total do resgate.
Para George Chahade, presidente da associação de revendedores de veículos usados (Assovesp), os títulos podem não ser vantajosos para quem quer comprar um usado. `Este tipo de cliente quer imediatismo na aquisição do bem, o que o sistema por sorteio inviabiliza.`
Valorização de usado é menor
Dados divulgados pela associação de revendedores de veículos usados em São Paulo (Assovesp) mostram que em agosto a valorização média dos carros foi de 0,49%, ficando com a última posição no ranking de aplicações que apresentaram resultado positivo.
Os modelos mais antigos (até 1995) tiveram maior índice de valorização. Já os modelos da General Motors registraram o melhor resultado em seu conjunto: foi de 0,98%.
A marca que apresentou menor índice de recuperação foi a Ford, com 0,09%. Carros populares apresentaram valorização média de 0,52%.