Notícias | 4 de julho de 2025 | Fonte: CQCS | Manuella Cavalcanti

Como as seguradoras estão ganhando eficiência com a AWS?

Ao longo dos últimos anos, o setor de seguros vem passando por uma transformação digital, especialmente impulsionada pela necessidade de atender as demandas e expectativas dos clientes. Uma das mudanças é a modernização dos sistemas core, processo que permite que as seguradoras otimizem as operações e criem oportunidades de negócios, na AWS. 

Terry Buechner, Principal Business Developer para Core Systems de seguros da Amazon Web Services (AWS), afirma que “a modernização dos sistemas core é fundamental para que as seguradoras possam inovar e atender às crescentes demandas dos consumidores por serviços mais ágeis e personalizados. Nossa experiência global mostra que as organizações que modernizam seus sistemas core conseguem reduzir significativamente seus custos operacionais enquanto aceleram a inovação”. 

A Guardian Life, uma das maiores seguradoras do mundo e entre as 250 maiores empresas da Fortune 500, reduziu significativamente o tempo de repricing da carteira de seguros de vida permanente, sendo executado em menos de um mês na plataforma modernizada – antes, levava um ano inteiro em mainframe. 

Além de apoiar corporações globais, como a Guardian Life, a AWS também atua com seguradoras brasileiras frente às atualizações no setor. Uma delas é a Akad Seguros que é exemplo de modernização da arquitetura com a AWS e sente os impactos positivos dessa transformação. Isso porque, ao modernizar o core, a seguradora implementou um data lake na Amazon Web Services, que transformou a capacidade de análise de dados e tomada de decisões, gerando redução de sinistros em seguros de carga, além de avançar com projetos de inteligência artificial, execução de workloads complexos e modernização de aplicações críticas, viabilizando também ganhos expressivos em eficiência operacional e escalabilidade tecnológica.

Em parceria com a AWS, a Seguros Unimed realizou uma migração completa do ambiente para a nuvem AWS, o que resultou em uma economia anual de R$ 4 milhões e uma redução de 50% em despesas operacionais (OPEX). Os benefícios financeiros foram significativos, mas não os únicos: a seguradora também conseguiu melhorar expressivamente a agilidade na entrega de infraestrutura e implementação de projetos.

“O setor de seguros está passando por uma transformação fundamental, impulsionada por mudanças nas expectativas dos clientes e pressões competitivas. As seguradoras que adotam tecnologias cloud-native, como IA generativa e analytics avançado, estão conseguindo criar experiências mais personalizadas e processos mais eficientes, estabelecendo novos padrões no mercado”, finaliza Buechner. No cenário atual, a modernização não é mais uma vantagem competitiva: é uma necessidade estratégica para quem deseja liderar o futuro do setor.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN